Português/Aeso garante vaga na Liga Nacional feminina

Time pernambucano venceu os três jogos da fase regional Nordeste e, agora, jogará pelo título nacional

Português/Aeso e Sport fizeram um clássico local no certamePortuguês/Aeso e Sport fizeram um clássico local no certame - Foto: Divulgação

O Clube Português/Aeso está classificado para a fase final da Liga Nacional Feminina de Handebol 2019. As lusas conquistaram a única vaga do Nordeste após vencer a fase regional, neste final de semana, no ginásio do Parque Santos Dumont, na Zona Sul do Recife. As lusas venceram os três jogos que disputaram com tranquilidade. O time do técnico Cristiano Rocha não encontrou dificuldade para golear o Santa Cruz (33x18), UFS/SE (53/15) e o Sport (27x16). Após levantar a taça de campeão da fase Nordeste, agora as atuais eneacampeãs brasileiras vão em busca de uma colocação melhor do que a do último ano na Liga, quando terminaram em quarto lugar.

Ao contrário do último ano, quando as equipes disputavam as oitavas de final no sistema de mata-mata, nesta temporada a Confederação Brasileira de Handebol decidiu que serão apenas seis classificados, que formarão dois grupos de três equipes na fase nacional. Os primeiros colocados de cada grupo vão disputar o título. Os segundos, o terceiro lugar. Os terceiros, a quinta colocação final.

“Essa mudança valoriza ainda mais nossa conquista deste final de semana. No último ano, se classificavam dois do Nordeste, o campeão e o vice. Hoje, somos os únicos nordestinos na Liga. Chegou a hora de toda a região se unir em uma única torcida para encerrarmos a hegemonia do Sudeste na competição”, afirmou o técnico Cristiano Rocha.

Destaques nas vitórias contra o Santa Cruz, o UFS e o Sport, a goleira Luiza Oliveira e a ponta Fernanda Lima estão mais do que garantidas na próxima etapa da competição. “Acho que todo o grupo foi muito bem. O time conseguiu fazer a leitura dos adversários rapidamente e as vitórias fluíram desde o início. Sei que não teremos facilidade na fase nacional, por isso chegou a hora de nos dedicarmos ainda mais aos treinos em busca de chegarmos à tão sonhada final da Liga” afirmou Fernanda Lima.

A data para a fase final da Liga Feminina ainda não foi definida. “Teremos o Brasileiro entre os dias 12 e 16 de novembro, em Cascavel, no Paraná. Acredito que a fase final deverá ficar para o final de novembro ou início de dezembro. Ainda faltam os classificados da região Sul/Sudeste. É bom porque podemos corrigir nossas falhas e chegarmos ainda mais fortes para a próxima e decisiva fase”, finalizou Cristiano.

Assim como o time feminino, a equipe masculina do Português/Aeso também está garantida na fase nacional da Liga. Porém a data da fase nacional ainda não está definida.

Veja também

Santa Cruz define como chapa da situação Antônio Luiz Neto, para presidência do clube
Santa Cruz

Santa Cruz define como chapa da situação Antônio Luiz Neto, para presidência do clube

Brocador fica fora da relação pela segunda vez seguida no Sport
Sport

Brocador fica fora da relação pela segunda vez seguida no Sport