Praia e Minas nas sêmis do Mundial de Clubes de Vôlei

Equipes mineiras estão invictas, com duas vitórias, e jogam na sexta (07) apenas para definir adversários

Minas Tênis Clube em ação no Mundial de Clubes de Vôlei FemininoMinas Tênis Clube em ação no Mundial de Clubes de Vôlei Feminino - Foto: Divulgação/FIVB

Os mineiros Dentil Praia Clube e Minas Tênis Clube, representantes do Brasil no Mundial de Clubes de Vôlei Feminino 2018, que está sendo realizado na cidade chinesa de Shaoxing, garantiram a classificação antecipada para as semifinais ao vencerem seus dois primeiros jogos da fase de grupos. Na sexta-feira (07), Praia Clube e Minas enfrentam os turcos VakifBank e Eczacibasi, respectivamente, para definir os cruzamentos do mata-mata.

O Minas, atual campeão sul-americano e que volta a disputar um Mundial após mais de duas décadas, ocupa a segunda colocação do Grupo A, atrás justamente do VakifBank. Embora tenha vencido seus dois confrontos, oscilou bastante. Nesta quarta-feira (05), a equipe chegou a perder um set para o limitado Zhejang Volley Clube (CHI) na vitória por 3x1 (25/12, 21/25, 25/10 e 25/17). Antes, na estreia, sofreu para derrotar o Volero Le Cannet (FRA), resultado consumado somente no 16/14 do tie-break. O VakifBank, da chinesa Ting Zhu e da holandesa Slöetjes, é teoricamente favorito no confronto, apesar de o Minas também ter seus valores, como as ponteiras da Seleção Brasileira Gabi e Natália.

O Praia Clube, por sua vez, fez apresentações mais sólidas. Com um bom jogo coletivo, venceu o Supreme Chonburi (THA) e o Altay Volley Club (KAZ) por 3x0 e sem maiores sustos, fazendo valer a superioridade técnica do seu elenco. O grupo conta com as talentosas norte-americanas Carli Lloyd (levantadora) e Nicole Fawcett (oposta), além da ponteira Fernanda Garay e das meios de rede Fabiana e Carol.

Atual campeão da Superliga, o Praia participa pela primeira vez do Mundial de Clubes de Vôlei Feminino a convite da organização. A equipe mineira é segunda colocada do Grupo B, tendo os mesmos seis pontos do turco Eczacibasi Vitra, mas em desvantagem no saldo de pontos. Na sexta, as equipes se enfrentam para definir a classificação final.

Em termos de nível de dificuldade, tanto Minas quanto Praia terão duelos complicados na próxima rodada, uma vez que as equipes turcas já venceram o Mundial de Clubes de Vôlei Feminino em mais de uma oportunidade e são as principais favoritas ao título desta temporada. Pelo que apresentaram até aqui, o Praia chega com mais chances de vencer o Eczacibasi do que o Minas contra o VakifBank. Em caso de derrota dos dois representantes nacionais, eles somente trocarão de adversários nas semifinais e haverá a possibilidade de final 100% verde-amarela. Caso um time ganhe e o outro perca na rodada, haverá confronto nacional já nas sêmis.

   Mundial de Vôlei Feminino

Grupo A
Minas (BRA)
Vakifbank Istambul (TUR)
Volero Le Cannet (FRA)
Zhejiang (CHI)

Grupo B
Dentil/Praia Clube (BRA)
Eczacibasi Vitra (TUR)
Supreme Chonburi (TAI)
Altay Volleyball Club (KAZ)

Agenda dos times brasileiros*
Segunda-feira (03/12)
Praia Clube 3x0 Supreme Chonburi (TAI)

Terça-feira (04/12)
Minas 3x2 Volero le Cannet (FRA)
Praia Clube 3x0 Altay Volleyball Club (TAI)

Quarta-feira (05/12)
Minas 3x1 Zhejang Colley Club (CHI)

Sexta-feira (07/12)
3h - Praia Clube x Eczacibasi Vitra (TUR)
6h - Minas Clube x Vakifbank (TUR)

*Todos os horários estão no fuso do Recife, sem horário de verão

 

Veja também

Hereda ressalta crescimento do Náutico após chegada de Hélio dos Anjos
Futebol

Hereda ressalta crescimento do Náutico após chegada de Hélio dos Anjos

Flamengo vence Palmeiras e segue na luta pelo título
Campeonato Brasileiro

Flamengo vence Palmeiras e segue na luta pelo título