Presidente armado de clube grego é suspenso por três anos

Ivan Savvidis ainda levou multa de R$ 400 mil, assim como o PAOK, que perdeu três pontos no Campeonato Grego

Ivan Savvidis invade gramado com uma pistola na cinturaIvan Savvidis invade gramado com uma pistola na cintura - Foto: AFP

Ivan Savvidis, presidente do clube grego PAOK que invadiu o campo com uma arma na cintura após um gol anulado de seu time contra o AEK, foi suspenso por três anos dos estádios e ainda levou multa de 100 mil euros (cerca de R$ 400 mil).

Além disso, o PAOK foi multado em valor semelhante e perdeu três pontos no Campeonato Grego, o que tira suas chances de título na reta final da competição. PAOK e Savvidis prometem recorrer da sentença imposta pela liga de clubes do futebol local.

Por meio de nota oficial, inclusive, o PAOK se colocou como "bode expiatório" do futebol grego. "A sanção é dura, é resultado da pressão midiática contra o PAOK, mas não nos curvaremos. Estamos pagando por todos os pecados do futebol grego", pontuou o clube, em momento em que a Fifa recebeu recomendação para expulsar clubes e seleções gregas de competições internacionais.

O Campeonato Grego ficou parado desde o episódio, em 11 de março, e será retomado neste fim de semana. Na ocasião, PAOK e AEK empatavam em 0 a 0 até que o zagueiro Fernando Varela marcou de cabeça o gol que selaria a vitória do time da casa, mas o árbitro Georgios Kominis, que havia validado, voltou atrás e marcou impedimento após interferência dos auxiliares. Savvidis invadiu o campo com uma arma na cintura e partiu na direção da arbitragem. Seguranças contiveram antes do revólver ser sacado.

Savvidis declarou após dois dias do episódio que invadiu o campo armado para "proteger os torcedores do PAOK das provocações, evitando baixas humanas e violência, sem intenção de interferir na decisão da arbitragem".

Além da punição ao dirigente e ao clube, a liga da Grécia concordou com uma lista de exigências do governo contra a violência no futebol.

Veja também

Bottas supera Hamilton e é pole position em GP em Imola
F1

Bottas supera Hamilton e é pole position em GP em Imola

Mundial de LoL 2020: DAMWON bate Suning e conquista o título
Esports

Mundial de LoL 2020: DAMWON bate Suning e conquista o título