Futebol

Presidente da CBF e Conmebol se pronunciam sobre recentes casos de racismo no futebol

Confederação Sul-americana prometeu punições mais severas para episódios de intolerância, e aplicou multa ao River Plate após atos racistas da torcida

Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues repudia episódios de racismo no futebolPresidente da CBF, Ednaldo Rodrigues repudia episódios de racismo no futebol - Foto: Reprodução/CBF

Em vídeo divulgado nas redes sociais nesta sexta-feira (29), o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, repudiou os recentes episódios de racismo no futebol sul-americano, em especial os acontecidos na Copa Libertadores da América.

“Temos tratado esse assunto diretamente com o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, que também está muito indignado”, disse Rodrigues em vídeo.

Segundo o presidente da CBF, o conselho da Conmebol deve se reunir com as confederações em breve, para discutir o endurecimento das punições para os casos de racismo.

Confira:

O pronunciamento da CBF veio cerca de uma hora depois da liberação de uma nota de repúdio da Conmebol referente aos cinco episódios de racismo contra torcedores brasileiros na Libertadores nas duas últimas semanas.

“A Conmebol vai promover mudanças nos regulamentos para aumentar e endurecer as punições em casos de racismo. A entidade se compromete também a desenhar e implementar novos programas e ações com o objetivo de encerrar definitivamente este problema do futebol sul-americano”, disse a Confederação em nota.

Após divulgação do comunicado, a Conmebol multou o River Plate em US$ 30 mil (cerca de R$ 150 mil) - o valor mínimo previsto pelo Código de Ética da entidade.

A punição é referente a um episódio de racismo contra os torcedores do Fortaleza, em jogo pela Copa Libertadores da América. Na ocasião, um torcedor descascou uma banana e atirou contra o público brasileiro.
 

Veja também

Após vencer tumor, Eduardo estreia pelo Sport e se emociona: "disseram que eu não ia mais jogar"
Sport

Após vencer tumor, Eduardo estreia pelo Sport e se emociona: "disseram que eu não ia mais jogar"

Bola aérea castiga, Carlos Eduardo falha, e Sport é goleado pelo Ituano por 4x1
Série B

Bola aérea castiga, Carlos Eduardo falha, e Sport é goleado pelo Ituano por 4x1