Futebol Internacional

Presidente do Barcelona defende Superliga, mas pede diálogo

Joan Laporta afirmou que a possibilidade da Superliga depende de acordos com a Uefa

Joan Laporta, presidente do BarcelonaJoan Laporta, presidente do Barcelona - Foto: Lluis Gene/AFP

O presidente do Barcelona, Joan Laporta, voltou a afirmar nesta quinta-feira numa curta entrevista sobre a "necessidade" de criar uma Superliga Europeia, embora estivesse aberto a um "diálogo com a Uefa". 

"Temos uma posição de prudência, (mas) entendemos que é uma necessidade", declarou Laporta à emissora de televisão  TV3 durante uma visita ao torneio de tênis de Barcelona (nordeste da Espanha). 

"Estamos sempre abertos ao diálogo com a Uefa (...) penso que haverá harmonia institucional", insistiu o presidente, eleito diretamente pelos sócios-torcedores da equipe espanhola no início de março. 

Esta é a primeira declaração pública do dirigente do Barça desde o anúncio na noite da criação da Superliga Europeia, um torneio independente proposto por doze grandes clubes europeus.

No entanto, em apenas dois dias a iniciativa fracassou com a desistência da maioria dos membros fundadores e devido a uma forte rejeição de entidades esportivas, torcedores, imprensa e governos. 

“Surgiu uma série de pressões que fez com que alguns clubes se retirassem ou passassem a ter um outro olhar. Mas o fato dessa proposta ter sido feita continua existindo”, argumentou o dirigente de 58 anos. 

“São necessários mais recursos porque fazemos investimentos muito consideráveis, pagamos salários muito altos ... E se queremos que o futebol seja um espetáculo pelo mérito esportivo, para manter esse nível de qualidade, é preciso levar isso em consideração, e é isto que estamos apresentando", continuou. 

Em qualquer caso, Laporta indicou que a adesão do clube catalão a uma eventual Superliga deve ser ratificada pelos membros do clube. 

O presidente do Real Madrid e primeiro presidente da Superliga, Florentino Pérez, declarou na véspera que o projeto estava "pausado". 

Das doze equipes fundadoras, os seis times ingleses abandonaram o projeto na noite de terça-feira, seguidos na quarta pelo Atlético de Madri e Inter de Milão.

Veja também

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro
Futebol

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; lateral Toty está perto de oficialização
PERNAMBUCO

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; Toty está perto de oficialização

Newsletter