Primeira Liga cancela edição deste ano e negocia para 2019

A intenção dos organizadores era disputar a competição durante a Copa, porém não obtiveram sucesso na tentativa

Primeira Liga luta para voltar no próximo anoPrimeira Liga luta para voltar no próximo ano - Foto: Divulgação

Em comunicado divulgado na tarde esta terça-feira (27), a Primeira Liga confirmou o cancelamento da edição deste ano. A organização do torneio buscava o aval da CBF e da Rede Globo por datas no calendário nacional, apertado por conta da Copa do Mundo na Rússia, mas não obteve sucesso.

Na nota oficial, a Primeira Liga afirma estar em negociações por datas para que a competição volte a ser disputada em 2019.

Havia a intenção de colocar a Primeira Liga durante a Copa, com início em 14 de junho. No entanto, os clubes que participaram da edição de 2017 não confirmaram participação, outros estudam convites para disputar amistosos no exterior no segundo semestre.

Criada inicialmente para ser uma reedição da Copa Rio-São Paulo-Minas, em 2015, a Primeira Liga era uma tentativa de os clubes criarem um torneio independente da CBF, mas com apoio de emissoras de TV, para concorrer com os Estaduais. Seria um processo embrionário para, no longo prazo, desvincular o Campeonato Brasileiro da entidade. Mas os próprios clubes foram responsáveis pelo enfraquecimento da competição, com desistências e uso de juvenis e reservas nas escalações.

A primeira edição, em 2016, contou com equipes do Rio de Janeiro, Minas Gerais e dos Estados do Sul, consagrando o Fluminense como campeão.

No ano passado, o Nordeste contou com representantes, mas a Primeira Liga já sofreu recusa de dois clubes-fundadores, Atlético-PR e Coritiba. O vencedor do torneio foi o Londrina.

Veja também

Com Simões suspenso, Kevyn deve ser titular contra o Cruzeiro
Futebol

Com Simões suspenso, Kevyn deve ser titular contra o Cruzeiro

Sport está liberado para inscrever novos atletas
Futebol

Sport está liberado para inscrever novos atletas