Primeiro escalão da Liga das Nações passa a ter 16 seleções

Intenção é manter seleções de alto nível na primeira divisão e aumentar importância do torneio

Portugal conquista primeira edição da Liga das NaçõesPortugal conquista primeira edição da Liga das Nações - Foto: Patrícia de Melo Moreira/AFP

A Liga das Nações, torneio cuja primeira edição (2018-2019) acabou com a vitória de Portugal, terá agora na Liga A (das equipes mais importantes) 16 seleções no lugar de 12, anunciou a Uefa nesta terça-feira em Liubliana, na Eslovênia.

Isso significa que Alemanha, Croácia, Islândia e Polônia, que haviam caído para a Liga B ao terminarem últimas de seus respectivos grupos, se mantêm na Liga A.

Inicialmente criada para tornar mais atraentes os tradicionais amistosos entre as seleções de países da Europa, a Liga das Nações encontrou seu lugar dentro do calendário internacional.

Leia também:

Portugal vence Holanda e é campeão da Liga das Nações

Klopp sobre Liga das Nações: "A competição mais sem sentido do mundo"

Mas é difícil que possa despertar um interesse tão grande quanto o de uma Copa do Mundo ou de uma Eurocopa, principalmente devido a seu complicado sistema de competição, com divisões, grupos e repescagens que garantem vagas na Eurocopa. Com isso, este torneio deverá desempenhar um papel de uma competição de segundo nível, parecido com o da Copa das Confederações da Fifa.

Reforçá-la com mais equipes de primeiro escalão, especialmente a Alemanha, garante à Uefa um maior interesse e, acima de tudo, mais receitas dos direitos televisivos.

A Liga das Nações 2020-2021 terá 16 equipes nas Ligas A, B e C e apenas sete na D, a das seleções mais modestas, para um total de 55 seleções, o mesmo número que o de federações reunidas na Uefa.

Com esta modificação, a próxima edição passará a ter 160 partidas (22 a mais que as 138 da primeira) que vão gerar segundo as previsões da Uefa mais de 500 milhões de euros de receita. O sorteio será realizado no dia 3 de março, em Amsterdã.

 

Veja também

Após atraso, Governo publica lista do Bolsa Atleta com erros do início ao fim
Bolsa Atleta

Após atraso, Governo publica lista do Bolsa Atleta com erros do início ao fim

Hélio recebe apenas advertência e comandará Náutico na final
Futebol

Hélio recebe apenas advertência e comandará Náutico na final