A-A+

Processo é aberto contra Neymar por agressão a torcedor

Se a instância disciplinar considerar que houve "um comportamento ameaçador" fora da partida, ele poderia ser sancionado com seis partidas

Neymar disse que foi vítima de uma armadilhaNeymar disse que foi vítima de uma armadilha - Foto: Pascal Guyot/AFP

Um procedimento foi aberto contra Neymar, por agredir um espectador, anunciou nesta sexta-feira (3) a instância disciplinar da Federação Francesa. Já o atacante Kylian Mbappé foi punido com três partidas - ele já cumpriu uma - por sua entrada violenta no sábado na final da Copa da França.

Os dois craques perderam a cabeça na dramática derrota do Paris Saint-Germain no último sábado na final da Copa da França, que foi vencida pelo Rennes nos pênaltis. Mbappé foi expulso devido a uma entrada violenta, na altura do joelho, sobre o zagueiro do Rennes, Damien Da Silva.

Para o atacante de 20 anos a sanção foi a esperada, segundo a avaliação da instância disciplinar. Ele não vai jogar contra o Nice no sábado e contra o Angers fora de casa no dia 11 de maio, pela Ligue 1. O craque vai disputar os dois últimos duelos da temporada. No caso de Neymar, a situação é mais complicada. O brasileiro atingiu o rosto, sem muita força, de um torcedor que o provocava nas tribunas do Stade de France.

No vídeo é possível ouvir o espectador insultando vários jogadores parisienses: "Buffon você é retardado!", "Kurzawa não quero seus cumprimentos", "Verratti racista!", "Neymar, aprenda a jogar futebol!". Se Neymar for considerado culpado por "comportamento excessivo/fora de lugar após a partida (art. 4)" receberia uma sanção de duas partidas nas competições francesas.

Se a instância disciplinar considerar que houve "um comportamento intimidante/ameaçador" fora da partida, ele poderia ser sancionado com seis partidas. Caso seja considerado culpado de "ato de brutalidade/golpe" fora da partida, o astro brasileiro corre o risco de cumprir dez jogos de suspensão (art. 13).

Leia também:
Neymar é vaiado em primeiro jogo após agressão
Tite só falará sobre soco de Neymar após conversa com ele

Veja também

Quase 300 mil novos candidatos se inscreveram no Enem com gratuidade, diz Inep
ENEM

Quase 300 mil novos candidatos se inscreveram no Enem com gratuidade, diz Inep

Eliminatórias: Brasil e Uruguai terá público na Arena da Amazônia
Futebol

Eliminatórias: Brasil e Uruguai terá público na Arena da Amazônia