Esportes

Protagonista, defesa é arma de Tite para sucesso de atacantes

O setor é o menos vazado da história da seleção na fase pré-Copa. Nas 20 últimas partidas, o time levou apenas cinco gols, um recorde

Tite durante a preparação para a Copa da RússiaTite durante a preparação para a Copa da Rússia - Foto: Divulgação/CBF

A eficiência da seleção sob Tite tem como destaque mais visível as jogadas ofensivas e os gols do quarteto formado por Neymar, Gabriel Jesus, Philippe Coutinho e Willian. Eles estarão em campo novamente neste domingo (10) diante da Áustria, no último amistoso antes da estreia do Brasil na Copa, no próximo domingo (17), diante da Suíça.
Mas a defesa também é a protagonista. O setor é o menos vazado da história da seleção na fase pré-Copa. Nas 20 últimas partidas, o time levou apenas cinco gols, um recorde. A marca anterior pertencia à equipe treinada por Sebastião Lazaroni antes da disputa da Copa da Itália, em 1990.

Na época, o time, que foi campeão da Copa América do ano anterior, sofreu apenas sete gols no mesmo período. No Mundial da Itália, a seleção, que sofreu só dois gols, não teve sucesso. Foi eliminada nas oitavas de final ao perder para a Argentina, por 1 a 0. "Isso vocês têm que falar com o Cléber [Xavier]", respondeu Tite, dando os méritos para a excelente fase da defesa ao seu auxiliar técnico. "Ele é o retranqueiro. Ele gosta da escola gaúcha de volantes", acrescentou o treinador, dando uma risada.

Na última Copa, a defesa foi o ponto fraco no maior vexame da história da seleção em Mundiais. Só nas duas últimas partidas, o time levou 10 gols –7 a 1 para a Alemanha, na semi, e perdeu para a Holanda por 3 a 0 na disputa do terceiro lugar do torneio. Para Tite e seu auxiliar, a palavra-chave para definir o sucesso da defesa até aqui é o equilíbrio. "É assim que vemos o futebol. Para jogar, o time precisa ter a bola e se defender", explica Xavier, que convenceu os atacantes a também participarem do esquema defensivo.

Leia também:
Fred é vetado de amistoso do Brasil após lesão no tornozelo
Tite confirma Neymar como titular contra a Áustria

"Não são só os jogadores da primeira linha [da defesa] que precisam estar comprometidos. Trabalhamos com todos para ter a estruturação defensiva. Só assim podemos jogar depois", completa. No esquema que entrará em campo em Viena, Willian e Coutinho terão que cumprir funções defensivas para não deixar a defesa exposta. Já Neymar e Jesus terão mais liberdade. Mesmo assim, os dois sempre ajudam na marcação, quando o time está sem a bola. Para ter sucesso no setor, o time não precisa apelar para as faltas, segundo Xavier.

"O segredo é posicionar bem os jogadores, trabalhar as coberturas. Assim, conseguimos pegar a bola com mais rapidez", disse o auxiliar. Junto com Tite, ele montou a defesa do Corinthians. Por três vezes, o time ganhou o prêmio de mais disciplinado pela Federação Paulista de Futebol. Antes dos jogos, Tite sempre faz questão de deixar claro a importância de todos no setor defensivo. "Perdeu a bola, agride. Repito sempre aos atletas. Vocês não gostam de jogar? Para isso, precisam se defender. Todos têm que participar da ação de retomar a bola para tê-la nos pés", conta o treinador, que escala zagueiros e volantes com bom passe.

"Eles são fundamentais para a bola não ficar batendo e voltando", acrescentou o treinador, que superou até agora os times comandados por Telê Santana (1982) e Zagallo (1970), suas principais referências na seleção. Antes da Copa da Espanha, o time comandado por Telê sofreu 12 gols no mesmo período de 20 partidas. O levantamento não leva em conta o último amistoso.

Já a equipe de Zagallo levou 5 gols, mas jogou bem menos que o Brasil de Tite. Substituto de João Saldanha, ele teve apenas 10 jogos antes de disputar o Mundial do México.
 

Veja também

Após gol diante da Juazeirense, Gustavo Coutinho encerra jejum de seis jogos no Sport
Sport

Após gol diante da Juazeirense, Gustavo Coutinho encerra jejum de seis jogos no Sport

Liberty Media, dona da Fórmula 1, está próxima de comprar a MotoGP
Automobilismo

Liberty Media, dona da Fórmula 1, está próxima de comprar a MotoGP

Newsletter