Futebol

PSG enfrenta Lyon na final da Copa da Liga

Este será o último jogo oficial até a volta da Liga dos Campeões para ambas equipes

Com encerramento, PSG foi declarado o campeão do campeonato francêsCom encerramento, PSG foi declarado o campeão do campeonato francês - Foto: Bertrand Guay/AFP

Leia também

• Com dois de Neymar, PSG faz nove em amistoso

• Neymar brilha e PSG goleia Celtic por 5x0 em amistoso

• Neymar marca, e PSG conquista Copa da França

• PSG informa que Mbappé ficará afastado por 'cerca de três semanas'

• Neymar, decisivo! Com gol do brasileiro, PSG é campeão na França

O Paris Saint-Germain busca nesta sexta-feira uma trinca de títulos nacionais enquanto o Lyon vai lutar por um troféu que abrirá as portas para a próxima edição da Liga Europa. Os dois clubes disputam a final da Copa da Liga no Stade de France nesta sexta. 

Será o último jogo oficial na França na estranha temporada 2019-2020, que entrará para a história devido à pandemia do novo coronavírus, que forçou o fim da Ligue 1 com antecipação, com um título concedido ao Paris Saint-Germain, líder isolado no momento da paralisação em março. O PSG ganhou o Troféu dos Campeões (Supercopa da França) contra o Rennes em agosto e na última sexta-feira derrotou o Saint-Étienne por 1x0 na final da Copa da França.

Levantar o troféu da Copa da Liga na sexta-feira permitiria ao PSG reivindicar todos os quatro títulos nacionais em jogo este ano e enfrentar o 'Final 8' da Liga dos Campeões com ainda mais confiança, onde tem como adversário o surpreendente Atalanta nas quartas de final, no dia 12 de agosto em Lisboa. Na temporada passada, o PSG perdeu as duas Copas nacionais e agora a equipe de Thomas Tuchel pode recuperar o reinado completo na França, 25 anos após a primeira edição da Copa da Liga. 

O PSG não terá nesta sexta-feira o craque Kylian Mbappé, que sofreu uma torção no tornozelo na semana passada e é dúvida para o início do 'Final 8' da Champions. "Será em pouco tempo. Cada dia conta para fazer um milagre", disse Tuchel nesta quinta, sobre a possibilidade de poder contar com o jovem campeão mundial no importante duelo contra o Atalanta.

Para a partida contra o Lyon, o treinador alemão terá que improvisar um 'plano B'. Ele não poderá contar com a dupla fatal Neymar-Mbappé; portanto, o dilema será se ele mantém seu desenho tático com quatro jogadores claramente ofensivos ou adiciona um no meio-campo para um 4-3-3. A dúvida é se Tuchel usará esta partida como um ensaio para o jogo com o Atalanta, ainda mais considerando que Ángel Di María não poderá jogar por estar suspenso para a partida contra os italianos. 

"Não é possível nos prepararmos para o Atalanta porque é um time que joga de uma maneira muito especial. O que podemos preparar é nosso espírito, nossa mentalidade. Queremos mostrar fome de vitória, mostrar que somos capazes de lutar nesse nível", disse Tuchel. É possível que Pablo Sarabia e Eric Maxim Choupo-Moting tenham mais destaque no jogo desta sexta-feira.

Lyon busca caminho para Europa 

Do lado do Lyon, a final da Copa da Liga representa um desafio que vai além do fim de oito anos de jejum, desde o seu título da Copa da França em 2012. Ele era o sétimo quando a Ligue 1 foi suspensa definitivamente devido ao coronavírus, o que o deixou fora das competições europeias do ano que vem, pela primeira vez desde 1997. 

Vencer a Copa da Liga abriria o caminho para o Lyon para a próxima Liga Europa. Caso contrário, a vaga para as prévias do segundo torneio europeu mais importante entre clubes ficará para o Reims, sexto na Ligue 1.

Se perder esta final, o Lyon teria uma única chance de disputar competições europeias na próxima temporada: teria que vencer a Liga dos Campeões em agosto, uma missão muito complicada que lhe daria o direito de defender o título na próxima edição da Champions.

Mas antes dessa opção, o Lyon quer garantir um lugar na Liga Europa que lhe trará tranquilidade antes do jogo de volta das oitavas-de-final da Liga dos Campeões contra a Juventus. O time francês venceu por 1 a 0 na ida, na França e a partida de volta será na próxima semana, em Turim.

Veja também

Justiça nega pedido da Globo para proibir transmissões da Turner
Futebol

Justiça nega pedido da Globo para proibir transmissões da Turner

Com Di Grassi brigando pelo vice, português leva título da Fórmula E
Automobilismo

Com Di Grassi brigando pelo vice, português leva título da Fórmula E