Quatro nordestinos no Campeonato Brasileiro Sub-23 2018

Santa Cruz, Sport, Bahia e Vitória disputam pela primeira vez o torneio nacional de aspirantes em sua 2ª edição

Campeonato Brasileiro de Aspirantes (Sub-23) começou em 2017Campeonato Brasileiro de Aspirantes (Sub-23) começou em 2017 - Foto: CBF/divulgação

Quatro clubes dos 16 participantes representarão o Nordeste no Campeonato Brasileiro de Aspirantes 2018 (Sub-23). Os pernambucanos Santa Cruz e Sport e os baianos Vitória e Bahia vão disputar pela primeira vez a competição, criada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no ano passado, com o Internacional como campeão e o Santos, derrotado para o Colorado na final, na segunda colocação.

Assim como o regulamento, o formato e a tabela do torneio nacional deste ano ainda não foram divulgados oficialmente, mas o campeonato tem previsão para começar no mês de maio. Além disso, os 16 clubes devem ser distribuídos em dois grupos de oito, e os quatro melhores de cada chave avançam para as quartas de final. Com seis agremiações a mais em relação ao ano passado, os times inscritos são os seguintes: América/MG, Atlético/GO, Atlético/PR, Avaí, Bahia, Chapecoense, Coritiba, Figueirense, Goiás, Grêmio, Internacional, Santa Cruz, Santos, São Paulo, Sport e Vitória. Ao todo, quatro nordestinos, três catarinenses, dois gaúchos, dois paulistas, dois goianos, dois paranaenses e um mineiro.

Na edição do ano passado, dez equipes participaram do campeonato e foram divididas em dois grupos de cinco, com as duas primeiras de cada chave avançando às semifinais (jogos de ida e volta). A primeira fase foi disputada em apenas um turno (quatro partidas). Na ocasião, a competição começou no dia 22 de outubro e terminou em 10 de dezembro - um pouco mais de um mês de duração. Os times que jogaram foram: Atlético/MG, Atlético/PR, Botafogo, Coritiba, Cruzeiro, Figueirense, Grêmio, Internacional, Santos e São Paulo.

O Campeonato Brasileiro de Aspirantes 2018 (Sub-23) terá mais uma vez a transmissão do canal Esporte Interativo. A competição é custeada pela CBF, que novamente pagará viagens e hospedagens das delegações durante a disputa.

Curiosidade

O seguinte artigo do regulamento deve ser mantido para a edição 2018: “Será permitida a utilização de até um (1) goleiro e três (3) atletas de linha com idade superior a 23 anos.”

Veja também

Sem acertar o gol, Jô soma polêmicas e tem 'nova folga' no Corinthians
Futebol

Sem acertar o gol, Jô soma polêmicas e tem 'nova folga' no Corinthians

Lesão tira Haaland do Borussia Dortmund até janeiro
Futebol

Lesão tira Haaland do Borussia Dortmund até janeiro