Mundial Feminino

Recife receberá sete jogos da Copa do Mundo Feminina de 2027; confira

Capital pernambucana terá dois jogos a mais do que na Copa de 2014

Vista aérea da Arena de Pernambuco, localizada em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR)Vista aérea da Arena de Pernambuco, localizada em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR) - Foto: Rafael Vieira/Federação Pernambucana de Futebol (FPF)

A Fifa anunciou, na madrugada desta sexta-feira (17), o Brasil como país-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027. Ao todo, 10 cidades receberão jogos do Mundial, incluindo o Recife, que receberá sete partidas do torneio.

As partidas serão jogadas na Arena de Pernambuco, localizada em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana da capital pernambucana.

O estádio receberá dois jogos a mais que a Copa do Mundo Masculina de 2014. Naquela oportunidade, a arena recebeu cinco jogos.

Confira quais partidas serão realizadas em Recife no Mundial de 2027:

- Arena Pernambuco (Recife): 5 jogos da fase de grupos, 1 jogo das oitavas de final e 1 jogo das quartas de final.

Apesar de ainda precisar do aval da Fifa, a CBF já indicou em quais datas e quais grupos poderão jogar no Recife. Confira.

Fase de grupos: 26 de junho (Grupo C ou D), 29 de junho (Grupo A ou H), 1º de julho (Grupo C ou D), 5 de julho (Grupo A ou B) e 8 de julho (Grupo G ou H) .

Oitavas de final: 11 de julho.

Quartas de final: 16 de julho.

Apesar de a arena estar erguida em São Lourenço da Mata, a quase 20 quilômetros do Recife, a sede é chamada pelo nome da capital pernambucana desde o início — o primeiro grande torneio foi a Copa das Confederações de 2013.

Seria em São Lourenço da Mata, por exemplo, que seria construída a chamada "Cidade da Copa", à época alardeada como peça-chave para o desenvolvimento da zona oeste da Região Metropolitana do Recife.

O caso pernambucano é similiar a de outros estádios do mundo, como o Stade de France, que, apesar de oficialmente estar localizado na cidade de Saint-Denis, na Região Metropolitana de Paris, recebe o nome da capital francesa como sede. 

Outras sedes
Outras nove capitais receberão jogos da Copa do Mundo de 2027, sendo elas Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Manaus, Cuiabá e Brasília.

O número de sedes conta com duas capitais a menos do que 2014. Desta vez, Natal, com a Arena das Dunas, e Curitiba, com a Arena da Baixada ficaram de fora. 

Confira quais jogos serão realizados nas sedes de 2027.

- Beira-Rio (Porto Alegre): 5 jogos da fase de grupos e 1 jogo das oitavas de final.

- Arena Corinthians (São Paulo): 5 jogos da fase de grupos, 1 jogo das oitavas de final e 1 jogo de semifinal.

- Maracanã (Rio de Janeiro): 5 jogos da fase de grupos (incluindo a abertura), 1 jogo das oitavas de final, 1 jogo das quartas de final e a final.

- Mineirão (Belo Horizonte): 5 jogos da fase de grupos, 1 jogo das oitavas de final, 1 jogo das quartas de final e a partida de 3º lugar.

- Fonte Nova (Salvador): 5 jogos da fase de grupos e 1 jogo das oitavas de final.

- Arena Castelão (Fortaleza): 5 jogos da fase de grupos e 1 jogo das oitavas de final.

- Arena Amazonas (Manaus): 4 jogos da fase de grupos.

- Arena Pantanal (Cuiabá): 4 jogos da fase de grupos.

- Mané Garrincha (Brasília): 5 jogos da fase de grupos, 1 jogo das oitavas de final, 1 jogo das quartas de final e 1 jogo de semifinal.

Veja também

Sport começa mal, reage no segundo tempo, e empata com o América-MG pela Série B
Sport

Sport começa mal, reage no segundo tempo, e empata com o América-MG pela Série B

Olimpíadas Paris 2024: Presidente do Comitê Organizador promete Jogos 'espetaculares'
Olimpíadas Paris 2024

Olimpíadas Paris 2024: Presidente do Comitê Organizador promete Jogos 'espetaculares'

Newsletter