Futebol

Recife sedia Conferência Biomecânica de Tênis

O evento é voltado para professores do esporte, com palestra de Elson Longo

Genilson Lima, coordenador do Recife Tênis ClubeGenilson Lima, coordenador do Recife Tênis Clube - Foto: Arthur Motta/Folha de Pernambuco

O Recife Tênis Clube, localizado no bairro da Imbiribeira, no Recife, sediará, entre os dias 8 e 10 de abril, a primeira Conferência Biomecânica de Tênis, com palestra de Elson Longo, especialista na área. O evento é voltado para professores do esporte, no intuito de aperfeiçoar os profissionais responsáveis por descobrir novos talentos. 

“Vamos oportunizar aos professores de Pernambuco e outros estados a possibilidade de ter uma conferência com um palestrante de nível internacional. Queremos capacitá-los, fortalecendo ainda mais o tênis. A gente tem mais de 80 professores inscritos. Nossa expectativa é ter entre 100 e 150 participantes”, afirmou o coordenador do Recife Tênis Clube, Genilson Lima.

“Na conferência, falaremos sobre a biomecânica do tênis. Como são feitos os movimentos, os chamados golpes de base, abordando a parte técnica. Elson vem nos capacitar nessa área, que mexe com o corpo. Se o profissional não souber lidar com isso, pode atrofiar o aluno. Os professores terão a oportunidade de aprender detalhes que só um cara diferenciado como ele poderia nos mostrar”, apontou. 

O coordenador ressaltou a importância de realizar projetos que antes só aconteciam na região Sudeste do Brasil. “Normalmente, a gente sai para buscar capacitação fora, mas hoje estamos vivendo um momento diferente, com a oportunidade de fazer algo desse porte aqui, sem precisar sair do estado e ir para São Paulo ou Rio de Janeiro, como era antes. Estamos com uma crescente no tênis. Pernambuco tem bons profissionais justamente por conta desses eventos que estão acontecendo”, explicou.  

Além da conferência, Lima explicou que Elson também ministrará uma clínica de tênis para alunos que pretendem se aperfeiçoar no esporte. “Disponibilizamos 20 vagas na clínica. Vamos mostrar detalhes dos golpes, pontuando com filmagens que serão feitas dos estudantes. Depois, eles passarão aos professores, com o feedback do palestrante, dando continuidade ao aprendizado”, ressaltou, reforçando a importância da prática esportiva durante o período da pandemia da Covid-19.

“Tínhamos receio de não ter alunos durante a pandemia, mas foi ao contrário. O esporte obedece o distanciamento, além de ser uma prática boa para combater a doença, mantendo o corpo ativo. A procura é grande, com gente na lista de espera. O clube atende diversos tipos de tenistas. Alguns vem para competir, outros querem mais uma atividade para melhorar a saúde, além dos que chegam para exercitar a mente também, convivendo com outras pessoas."

Inaugurado em 2007, o Recife Tênis Clube tem seis quadras de tênis, com mais quatro em fase de construção. Além do tênis, o espaço conta com treinos de tênis de praia, futevôlei, vôlei, squash, padel e badminton.

Veja também

Djokovic conquista 330ª vitória em Grand Slams e vai às oitavas de Wimbledon
Tênis

Djokovic conquista 330ª vitória em Grand Slams e vai às oitavas de Wimbledon

Clube do Irã apresenta nova proposta por Jean Carlos
Futebol

Clube do Irã apresenta nova proposta por Jean Carlos