Recife sedia finais da Liga do Desporto Universitário

Durante toda a semana, serão realizadas as finais das modalidades de quadras: vôlei, handebol, basquete e futsal

Todas as equipes pernambucanas são da UninasauTodas as equipes pernambucanas são da Uninasau - Foto: Divulgação/CBDU

A partir desta terça-feira (12), Pernambuco dá início aos jogos da Liga do Desporto Universitário (LDU) de Quadras 2017, organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), em parceria com a Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes (Fape) e as Secretarias de Turismo, Esportes e Lazer do Governo do Estado de Pernambuco e da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR). A competição engloba quatro modalidades: basquete, futsal, handebol e voleibol.

Nesta fase final da LDU, disputam os troféus as equipes campeãs das quatro conferências regionais Norte, Nordeste, Central e Sul. O evento traz ao Recife cerca de 600 alunos-atletas de dez estados - Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. A delegação do Estado conta com 120 competidores.

Todos os atletas pernambucanos que irão competir fazem parte do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau). As equipes femininas e masculinas da instituição foram campeãs em todas as modalidades na Conferência Nordeste da Liga deste ano, se classificando, assim, para a fase final.

Entre os destaques estão a equipe masculina de futsal, que compete pelo tricampeonato, e a equipe feminina de basquete, em busca do penta. Além dos títulos nacionais, o centro universitário pernambucano vai em busca do Troféu Eficiência 2017, homenagem da CBDU às federações e centros de ensino que se destacam ao final de todas as competições por obterem o maior número de conquistas.

“Vai ser uma liga extremamente forte tecnicamente. Nós da CBDU acreditamos que Pernambuco, por ser destaque nacional no esporte universitário, e Recife, pela sua capacidade em abrigar grandes eventos, tenham condições suficientes para realizar a fase final da Liga”, conta o presidente da CBDU, Luciano Cabral.

Os jogos da Liga do Desporto Universitário de Quadras ocorrerão até o próximo dia 17 em três locais distintos no Recife, a depender da modalidade. As partidas de basquete terão início diariamente às 15h, na Faculdade Salesiana do Recife, no bairro da Boa Vista; os jogos de handebol e futsal acontecerão no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, e começarão todos os dias às 8h30 e 14h30, respectivamente; já o vôlei começará sempre às 13h e terá como palco a quadra poliesportiva da unidade da Uninassau na Boa Vista.

A Liga tem como alguns dos seus objetivos incentivar a prática esportiva nas Instituições de Ensino Superior. O apoio das universidades é, inclusive, assunto extremamente debatido na comunidade desportiva. Uma das maiores potências mundiais, os Estados Unidos, por exemplo, tem no esporte universitário uma base de formação de novos atletas, com campeonatos tão fortes e equilibrados que têm até transmissão televisiva no país e em outras nações.

Veja também

Eslovênia acusa comitê organizador do Mundial de Handebol de servir comida estragada
Handebol

Eslovênia acusa comitê organizador do Mundial de Handebol de servir comida estragada

Com 21% de chance de queda, Sport encara sequência que lhe deu apenas quatro pontos no 1º turno
Sport

Com 21% de chance de queda, Sport encara sequência que lhe deu apenas quatro pontos no 1º turno