Esportes

Refeno chega à 30ª edição em crescimento notável

Edição atual da Refeno contará com aproximadamente 60 embarcações, um aumento considerável em relação aos últimos anos.

Coletiva de lançamento da Refeno ocorreu no Cabanga Iate Clube de PernambucoColetiva de lançamento da Refeno ocorreu no Cabanga Iate Clube de Pernambuco - Foto: Julya Caminha/Folha de Pernambuco

A Regata Recife-Fernando de Noronha só começa no fim de setembro, mas a contagem regressiva para a mais famosa travessia oceânica do Brasil já começou. E o evento chega a 2018 com inúmeros motivos para celebrações. Neste ano, por exemplo, acontecerá a 30ª edição da Refeno. Além disso, se comemoram também os 30 anos da anexação do Arquipélago de Fernando de Noronha ao estado de Pernambuco e 100 anos do Porto Organizado do Recife. Para completar, a cereja do bolo: a edição atual contará com aproximadamente 60 embarcações, um aumento considerável em relação aos últimos anos.

Até o momento, já foram inscritas 59 embarcações, de 12 estados do Brasil. A maioria, naturalmente, de Pernambuco, que tem 17 barcos confirmados até agora. Logo atrás, vêm Rio de Janeiro e São Paulo, com dez cada. No entanto, a previsão é de que esse número aumente em breve. "Temos uma expectativa de contar com 63 embarcações, sendo uma do exterior, da África do Sul, de um proprietário russo. Nos últimos três anos registramos um aumento de 25% nas embarcações", orgulha-se o comodoro do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Delmiro Gouveia, na coletiva de lançamento do evento, na tarde desta quinta-feira (30), no Cabanga.

Leia também:
Retorno econômico da Refeno beneficia Noronha
Refeno destaca sucesso de todos os barcos inscritos
Grande festa toma conta do Recife na largada da Refeno

O mesmo entusiasmo é compartilhado pelo diretor de vela do Cabanga e coordenador da Refeno, Leonides Alves Neto. "Neste ano a Refeno foi incluída no calendário oficial de eventos de Pernambuco e isso traz algumas facilidade para a gente nas relações governamentais. Quando recebi o convite nós tínhamos um declínio no número de participantes e tentávamos entender isso A crise fez alguns se desfazerem de alguns bens, outros preferiam ir de avião... Mas fizemos um plano de divulgação, contratamos os serviçoes do maior YouTuber de vela do País (Hashtag Sal) e conseguimos inverter essa curva", explica o dirigente.

A Refeno também terá outras atividades, como uma feira náutica, cursos técnicos, exposições temáticas, shows, entre outros eventos. O cunho social também é uma preocupação do Cabanga. Em 2018, as ações serão ampliadas e realizadas na Escola Estadual Fernando de Noronha, Hospital São Lucas e Creche Bem-me-quer, beneficiando a população, com o apoio da Administração de Fernando de Noronha. O número de inscritos supera com sobras os últimos três anos. Em 2015, foram 45 inscritos. Depois, em 2016, 53. Na edição passada, 47 embarcações participaram. Neste ano, a partida acontecerá no dia 29 de setembro, ao meio-dia, no Marco Zero do Recife com chegada no Mirante do Boldró, em Fernando de Noronha.

Veja também

Instituto Vini Jr. inaugura Centro de Tecnologias Base em escola da Rede Municipal do Recife
Projeto

Instituto Vini Jr. inaugura Centro de Tecnologias Base em escola da Rede Municipal do Recife

Flamengo prioriza Brasileirão e Tite não terá 7 titulares em confronto direto da Libertadores
futebol

Flamengo prioriza Brasileirão e Tite não terá 7 titulares em confronto direto da Libertadores

Newsletter