Renault quer ser quarta maior escuderia da F1 em 2020

Daniel Ricciardo e Esteban Ocon, que substitui Nico Hülkenberg, serão os pilotos da escuderia para a temporada

Daniel Ricciardo, piloto australianoDaniel Ricciardo, piloto australiano - Foto: Andrej Isakovic/AFP

A escuderia Renault declarou seu objetivo de se tornar a quarta força dos construtores na temporada 2020 da Fórmula 1, que a marca francesa lançou nesta quarta-feira (12) em Paris.

"É um objetivo realista, possível se três prioridades forem respeitadas: ser confiável desde o início, garantir um alto nível de desenvolvimento muito em breve na temporada e demonstrar realismo na pista", disse o chefe da equipe, Cyril Abiteboul.

A Renault terá nesta temporada uma dupla de pilotos "revitalizada", composta pelo australiano Daniel Ricciardo, que chegou em 2019, e o francês Esteban Ocon, que este ano substitui o alemão Nico Hülkenberg. No entanto, o novo carro, o R.S. 20, só foi apresentado em fotos e não na sua totalidade. O veículo completo poderá ser visto pela primeira vez nos testes de inverno de Barcelona, que começam no dia 19 de fevereiro.

Após um "grande passo no desempenho" em 2019, a Renault tentou melhorar a "confiabilidade" e a "longevidade" do seu conjunto propulsor E-Tech 20, disse o diretor técnico de motores, Rémi Taffin. Embora o RS20 seja uma evolução do Renault de 2019, "conta com grandes mudanças no âmbito da aerodinâmica", garantiu o diretor executivo Marcin Budkowski, acrescentando que nem todas as peças estariam nos testes de Barcelona e que está previsto "um programa de desenvolvimento agressivo nas primeiras corridas".

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Embora para a equipe francesa quatro vezes campeã do mundo o objetivo continue sendo "retornar aos pódios e, a longo prazo, ser uma nova campeã do mundo", é preciso seguir "um calendário mais realista" do que o proclamado no retorno da equipe à F1 em 2016, quando a escuderia visava entrar na briga pelas posições mais altas em 2020.

Nono com oito pontos em 2016, sexto com 57 unidades em 2017 e quarto com 122 pontos em 2018, a equipe francesa teve que se contentar com o quinto lugar em 2019, com 91 pontos, atrás de Mercedes, Ferrari, Red Bull e McLaren.

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