Futebol

Reservas do Sport começam bem, mas cedem à pressão do Treze e empatam por 2 a 2 em Campina Grande

Equipe rubro-negra chegou a abrir 2 a 0 no placar, mas equipe paraibana pressionou e foi buscar o empate

Foto: Jeferson Cariri/ASCOM-Treze

Na última rodada da Copa do Nordeste, o já eliminado Sport foi até Campina Grande, para enfrentar o Treze, que precisava da vitória a todo custo. A partida terminou com o empate em 2 a 2. Kleiton Domingues e João Leonardo marcaram para o alvinegro, enquanto Mikael e Ewerthon marcaram para o Leão Da Ilha. O Sport encerrou a participação no Nordestão 2021 com seis pontos, na oitava e última posição do grupo A. Já o Galo da Borborema esteve a um gol de chegar às quartas, mas encerrou a participação na competição regional com nove pontos, na quinta colocação do grupo A. O Leão volta a jogar na quarta-feira (14), às 21h30, contra o Vitória, pelo Campeonato Pernambucano.

O primeiro tempo no Amigão iniciou com o Treze buscando as jogadas ofensivas, consequentemente, dando o contra-ataque para o Sport. Logo aos seis minutos, o Leão abriu o placar, após boa jogada de Júnior Tavares pela esquerda. O lateral rubro-negro driblou Romeu e cruzou na medida para Mikael, que bem posicionado, cabeceou firme, mandando no ângulo do goleiro Jeferson e abrindo o placar. 

O Treze sentiu o gol e o nervosismo ficou evidente, pela pressão do resultado para buscar a classificação. Muitos erros de passe facilitaram novas investidas de contra-ataque do Leão. Aos 13 minutos, em rara rápida transição, o Sport chegou ao segundo gol. Gustavo recebeu pelo meio e deixou Ewerthon na cara do gol. O jovem atacante rubro-negro bateu cruzado e ampliou o placar em Campina Grande. 

Com resultado confortável, o Sport baixou as linhas e apenas cercava o Treze, que tentava se reorganizar para buscar o resultado que precisava. Aos 30 minutos, em tentativa de bola parada, o Galo quase marcou, parando em ótima defesa de Maílson, após chute de Romeu. 

Aos 33, o Leão ficou muito próximo do terceiro gol. Ewerthon fez boa jogada pela direita e cruzou para a segunda trave, para Maxwell, que perdeu uma grande oportunidade. Na sequência, aos 34, o Treze chegou ao primeiro gol, com Kleiton Domingues, que aproveitou rebote de cruzamento de Júlio Ferrari. O camisa 10 alvinegro bateu de primeira com o pé esquerdo e diminuiu o placar. 

A equipe de Campina Grande intensificou a pressão no ataque, agora em busca do empate, mas precisou pisar no freio, para não dar os mesmos espaços de contra-ataque, que foram fatais no início da partida. Pouco foi explorado pelas duas equipes nos dez minutos finais.

O segundo tempo seguiu parte do final da primeira etapa. A equipe alvinegra se jogando ao ataque e subindo as linhas, para buscar o empate, parando em um Sport que estava bem fechado na defesa. Das poucas tentativas do Treze, todas foram em chutes de fora da área, que levaram pouco perigo ao gol de Maílson. 

Atento, o Leão conseguiu algumas oportunidades no contra-ataque, desarmando a criação do Galo. Mas faltou calma para definir as jogadas. Gustavo e Thiago Lopes tiveram boas oportunidades, mas pararam no goleiro Jeferson. 

O desperdício dos contra-ataques foram decisivos. De tanto tentar, o Treze achou o segundo gol. Aos 35, Birungueta chegou na linha de fundo e cruzou para a pequena área, com João Leonardo completando de cabeça, para empatar o jogo. 

Precisando da vitória, o Galo da Borborema foi para o tudo ou nada, sabendo que um gol colocava a equipe na segunda fase. O Sport atrasava a partida como podia, fazendo faltas e tirando a bola de perto da área, suportando a pressão alvinegra. As alterações do lado rubro-negro retiraram toda a dinâmica que a equipe vinha mostrando na partida. 

Apenas aos 45 minutos, o Leão da Ilha voltou a levar perigo. Thiago Lopes acertou a trave de Jeferson, após chute de fora da área. Na sequência, Dalberto não conseguiu manter o domínio e foi desarmado. 

Com o Treze todo no ataque, o Sport recebeu mais chances de contra-ataque. Aos 47, Maxwell arrancou pela esquerda, sozinho, mas esperou chegar a defesa, cortou para o pé direito e tentou o chute, bloqueado pelo zagueiro do Treze. No rebote, Dalberto perdeu novamente o domínio. 

No último minuto, Birungueta cobrou falta com capricho, mas Maílson fez grande defesa, impedindo o que seria o gol da classificação do Galo para a segunda fase. 

Ficha do jogo

Treze 2
Jeferson; Júlio Ferrari, Rômulo Costa, Marlon, Emerson (Geraldo); Darlan (Marcelo Júnior), Romeu (Birungueta), Régis Potiguar, Kleiton Domingues (Wellington Carioca); Jairinho (Sony Anderson), João Leonardo. Técnico: Marcelinho Paraíba.

Sport 2
Maílson; Ewerthon (Márcio Araújo), Chico, Renzo, Júnior Tavares; Ronaldo, Ricardinho; Gustavo (Matheusinho), Thiago Lopes, Maxwell; Mikael. Técnico: César Lucena.

Estádio: Governador Ernani Sátyro - Amigão (Campina Grande/PB)
Árbitro: Antônio Dib Moraes de Sousa (PI)
Assistentes: Márcio Iglésias Araújo Silva (PI) e Rogério de Oliveira Braga (PI)
Gols: Mikael, aos 7' do 1ºT e Ewerthon, aos 14' do 1ºT (SPT); Kleiton Domingues, aos 33' do 1ºT e João Leonardo, aos 36' do 2ºT (TRZ). 
Cartões amarelos: Júlio Ferrari, Geraldo e Birungueta (TRZ); Thiago Lopes e Maílson (SPT)

Veja também

"Estamos devendo", diz Allan Aal sobre rendimento do Náutico na temporada
Futebol

"Estamos devendo", diz Allan Aal sobre rendimento do Náutico na temporada

Náutico perde do América-RN, mas avança para as quartas de final da Copa do Nordeste
Copa do Nordeste

Náutico perde do América-RN, mas também avança para as quartas de final

Newsletter