Santa Cruz

Resguardado, Santa não perde no tempo normal pelo Estadual no Arruda desde 2017

Invencibilidade deve ser levada em conta para o duelo final desta quarta (05), contra o Salgueiro, no José do Rego Maciel. Partida decidirá o novo campeão estadual 2020

Elenco do Santa CruzElenco do Santa Cruz - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Ao cair da noite desta quarta-feira, Pernambuco conhecerá o novo campeão do Campeonato Pernambucano 2020. De um lado, o Salgueiro, que conta com a boa estruturação de seu elenco para surpreender, fazendo jus a força temporal que o ineditismo pode ter no futebol. De outro, o Santa Cruz. Time que conseguiu se consolidar na competição sob o comando de Itamar Schulle. Para os donos da casa, não é apenas o título que está em jogo. Entra agora em evidência o Arruda, amuleto da equipe na temporada. 

Em 11 jogos no Estadual, o Tricolor acumula oito vitórias e três empates - contra o Central na primeira fase e diante de Náutico e Salgueiro, pelas semis e primeiro jogo da final, respectivamente -. Destes, são cinco triunfos e um empate no Arruda, o que na competição local revela uma invencibilidade de mais de dois anos por parte dos corais, jogando em casa. Para ter-se noção, a última derrocada no tempo regular (90 minutos) da Cobra Coral jogando em seus domínios pelo Pernambucano foi no dia 10 de abril de 2017, na derrota por 2x1 contra o Náutico. 
 

No cenário nacional, o Tricolor não sofre um revés em casa desde julho do ano passado, quando foi batido por 2x0 pelo Ferroviário/CE, pela 12ª rodada da Série C. Mais tarde, o time, à época comandado por Milton Mendes, viria a repetir de divisão, ao ser desclassificado pelo Náutico por 3x1, nos Aflitos. 

De todo modo, jogando no Arruda, retrospecto carregado de força para a final desta quarta-feira (05), às 21h30. Ao mesmo tempo, cheio de ambivalências, uma vez que o Salgueiro costuma se apresentar como a “pedra das chuteiras” dos corais. 

Última derrota no Pernambucano
Traçando a régua por um retrospecto já distante, curiosamente a última derrota da Cobra Coral em estaduais foi justamente para o Carcará, no dia 06 de março de 2019. Na ocasião, o time sertanejo conseguiu um triunfo por 2x0, no Cornélio de Barros. No mesmo ano, o Santa Cruz registrou mais duas quedas, uma perante o Vitória das Tabocas (3x0) e outra nas quartas de final da competição, quando eliminado nos pênaltis (3x1) pelo Afogados da Ingazeira, após empate em 1x1 no tempo regular (esse último confronto, não foi contabilizado dentro do retrospecto de derrotas no José do Rego Maciel, uma vez que no tempo normal o duelo terminou empatado).

Última derrota no Pernambucano jogando no Arruda
Antes de iniciar os preparativos para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, após despedida da elite do futebol, foi o rival Náutico que apareceu no caminho dos corais, ao vencer o Mais Querido por 2x1, no Arruda, em abril de 2017. Um mês antes, o Salgueiro mais um vez já havia deixado sua marca cravada nos gramados do José do Rego Maciel. No período, o placar se resumiu nos 2x1 aplicado pelos sertanejos em cima do Tricolor. 

Vale lembrar que foi justamente do atual lateral-direito do Santa, Toty, o cruzamento que resultou no primeiro gol do time do Sertão, marcado por Willian Lira - hoje, atacante do Retrô -. Em seguida, o atacante retribuiu a freguesia e ajeitou para o lateral balançar as redes de Júlio César, decretando, assim, o segundo tento do jogo e a vitória do Carcará. 

Foi também em 2017 que o Salgueiro encarou, pela segunda vez na história, uma final de Pernambucano. Desta vez, jogada contra o Sport. 

Campanha de 2017
Em 14 jogos, foram seis vitórias, cinco empates e três derrotas do Santa Cruz. Campanha que não se resumiu às contrariedades nos bastidores do Arruda. Em 2017, o Tricolor fez companhia ao Timbu e se despediu mais cedo do Estadual. Novamente, foi o Salgueiro que apareceu para estragar a festa e eliminou o time da Capital na semifinal da competição. A disputa, então, foi traçada para saber quem ficaria com o terceiro lugar. Melhor para a Cobra Coral.

Confira os resultados dos jogos de 2017: 

Náutico 1x1 Santa Cruz;
Santa Cruz 0x0 Belo Jardim;
Central 2x4 Santa Cruz;
Santa Cruz 1x1 Sport;
Santa Cruz 1x2 Salgueiro;
Salgueiro 0x1 Santa Cruz;
Santa Cruz 5x1 Central;
Sport 1x1 Santa Cruz;
Belo Jardim 0x4 Santa Cruz;
Santa Cruz 1x2 Náutico;
Santa Cruz 1x0 Salgueiro;
Salgueiro 2x0 Santa Cruz; 
Náutico 1x2 Santa Cruz;
Santa Cruz 1x1 Náutico. 

Veja também

Bombeiros entregam laudos dos estádios da RMR à FPF
Futebol

Bombeiros entregam laudos dos estádios da RMR à FPF

Câmara aprova auxílio emergencial para trabalhadores do esporte
economia

Câmara aprova auxílio emergencial para trabalhadores do esporte