Rockets tenta tirar hegemonia do Warriors na NBA

As equipes se enfrentaram três vezes na temporada regular com duas vitórias do Houston Rockets e uma do Golden State Warriors

Jogo entre Houston Rockets e Golden State Warriors, pela NBAJogo entre Houston Rockets e Golden State Warriors, pela NBA - Foto: Adam Pantozzi / NBAE / Getty Images / AFP

Nesta segunda (14) começa a final da conferência Oeste da NBA. O Golden State Warriors, que venceu a conferência nos últimos três anos, e é o atual campeão da liga, enfrenta a equipe do Houston Rockets, na série melhor de sete jogos, que promete ser extremamente equilibrada.

Desde os últimos anos, o Warriors vem sendo a equipe a ser batida na NBA. Campeão em 2014/15, a franquia já possuía um trio espetacular: Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green. Em 2015/16, o time conseguiu um incrível recorde de 73 vitórias em 82 jogos, porém, na final contra o Cleveland Cavaliers, a equipe abriu 3-1 na série final, mas levou uma virada histórica e acabou derrotada por 4x3.
Leia também: 
Celtics e Cavs começam luta pelo título do Leste na NBA
Warriors já selecionaram mulher em um draft da NBA
Franquia da NBA entrevistará mulher para cargo de técnica
Três jogadores brasileiros se inscrevem para o draft da NBA

Na temporada seguinte, Kevin Durant, MVP em 2015, anunciou sua saída do Oklahoma City Thunder para defender a equipe de Oakland. E logo em seu primeiro ano, fez a franquia voltar a ser campeã da NBA, com certa facilidade, batendo o próprio Cleveland na final por 4x1.

Essa temporada, pela primeira vez nos últimos quatro anos, o Golden State não terminou em primeiro no Oeste, fazendo uma campanha inferior ao próprio Houston Rockets, adversário de logo mais.

Sobre o Houston, havia chegado às finais de conferência em 2015, quando perdeu para o Warriors por 4x1. E no ano passado, foi derrotado para o Sant Antonio Spurs por 4x2 na semifinal do Oeste.

Como novidade para 2017/18, o Houston conseguiu a aquisição de Chris Paul, estrela que atuava no Los Angeles Clippers. Com sua chegada, James Harden conseguiu ter 30.4 pontos, 8.8 assistências e 5.4 rebotes, seus melhores números em toda carreira, sendo o principal candidato ao prêmio de MVP desta temporada.

Nos 82 jogos da temporada regular e até aqui nos playoffs, o Rockets mostra um estilo de jogo bem parecido com o do rival. Time que gosta de atacar, arremessa muitas bolas de três pontos, e tem um ótimo contra-ataque. Além de ter um fator que pode vir a ser fundamental nessa disputa: O mando de quadra.

Outro detalhe importante é que esta será a primeira final de conferência de Chris Paul. Armador de 33 anos tem a maior chance da carreira para vencer a liga, e isso pode pesar um pouco. No mais, será uma série imperdível, na qual deve ter no mínimo seis jogos.

Veja também

Superliga é ápice da revolução dos bilionários estrangeiros no futebol europeu
Futebol

Superliga é ápice da revolução dos bilionários estrangeiros no futebol europeu

Clubes brasileiros dominam a Libertadores, mas crise pode ser uma ameaça à hegemonia
Futebol

Clubes brasileiros dominam a Libertadores, mas crise pode ser uma ameaça à hegemonia