Sabalenka ganha batalha com Raducanu em Wimbledon; duplas de Bia Haddad e Luisa Stefani avançam
Em uma bela exibição na quadra central, a belarussa teve de suar muito para se manter na busca do inédito título
Os aplausos de pé até sugerem que Emma Raducanu somou mais uma grande vitória em Wimbledon. Na verdade, foi a maneira de os ingleses saudarem a jovem representante do país após grande apresentação diante da número 1 do mundo, Aryna Sabalenka. Em uma bela exibição na quadra central, a belarussa teve de suar muito para se manter na busca do inédito título. No fim, celebrou o triunfo por 7/6 (8/6) e 6/4.
Leia também
• Bia Haddad perde para número 110 do mundo e cai na segunda rodada em Wimbledon
• Tênis: veja horários e onde assistir aos jogos de João Fonseca e Bia Haddad esta quarta em Wimbledon
• Sabalenka pede desculpas por comentários após derrota para Coco Gauff em Roland Garros
"Ela jogou um tênis incrível, me pressionou muito para conseguir essa vitória. Lutei por cada ponto como uma louca. Estou feliz em vê-la saudável e de volta aos trilhos. Em breve, ela estará de volta ao Top 10", afirmou Sabalenka após a vitória, exaltando a apresentação de Raducanu.
Realmente a tenista da casa deu enorme trabalho à favorita. Na primeira parcial, Sabalenka desperdiçou sete sets points com 5 a 4 e ainda foi quebrada, vendo a rival virar para 6 a 5 com o saque. A belarussa devolveu a quebra e, após salvar um set point no tie-break, fechou por 8 a 6.
As dificuldades aumentaram ainda mais no set seguinte, quando Raducanu abriu 4 a 1 e ainda teve um break point para fazer 5 a 1. Sabalenka se salvou, enfileirou cinco pontos seguidos e fechou seu mais duro jogo até então em Wimbledon para se garantir nas oitavas, diante da belga Elise Mertens, no domingo - fez 6/1 e 7/6 (7/4) na ucraniana Elia Svitolina.
Após o jogo, Sabalenka revelou que usou o apoio dos britânicos a Raducanu como se fosse para ela. "Uau, que atmosfera. Meus ouvidos ainda estão doendo. Estava super barulhento. Toda vez que eles a animavam, eu dizia a mim mesma: 'Finja que eles estão torcendo por você'", disse, sorridente.
Algoz da brasileira Beatriz Haddad Maia na segunda rodada, a húngara Dalma Galfi acabou eliminada nesta sexta-feira, ao ser derrotada pela norte-americana Amanda Anisimova, 13ª favorita, parciais de 3/6, 7/5 e 3/6.
Destaque na rodada desta sexta-feira, ainda, para a alemã Laura Siegemund, que entrou em quadra duas vezes e ganhou ambas. Em simples, fez duplo 6/3 sobre a norte-americana Madison Keys, sexta favorita. Depois, ao lado da brasileira Bia Haddad, largada em duplas com bom triunfo.
Alemã e brasileira tiveram pela frente a parceria formada pelas norte-americanas Hailey Baptiste e Caty McNally e precisaram de três sets para avançar, com 6/1, 2/6 e 6/3. Sem descanso, elas já jogam neste sábado, conta as locais Jodie Burrage e Sonay Kartal.
Outras duas representantes brasileiras entraram em quadra nesta sexta, com uma vitória e uma derrota. Ao lado da húngara Timea Babos, Luisa Stefani venceu pela segunda rodada a russa Alexandra Panova e a chinesa Guo Hanyu, por 7/6 (7/3), 6/7 (3/7) e 6/4 e já se garantiu nas oitavas de final.
Já Ingrid Martins acabou sendo eliminada ao lado da norte-americana Quinn Gleasson, com derrota por 7/5 e 6/3 diante das russas Mirra Andreeva e Diana Shnaider, dupla quinta favorita em Wimbledon.