Saiba onde ver e os destaques da volta do Campeonato Português

A competição será retomada a partir da 25ª rodada, com dois jogos nesta quarta

BenfiquistasBenfiquistas - Foto: Isabel Cutileiro/SL Benfica/Divulgação

Após quase três meses de paralisação em razão da pandemia de Covid-19, o Campeonato Português volta a campo nesta quarta-feira (3), com a continuação da temporada 2019/2020.

Sem a presença de público e com um protocolo de medidas sanitárias para tentar minimizar as possibilidades de contágio entre os atletas, a competição será retomada a partir da 25ª rodada, com dois jogos nesta quarta.

O Porto, que lidera a liga nacional com 60 pontos, visita o Famalicão, partida que a ESPN Brasil transmite às 17h15 (de Brasília).

Vice-líder com 59 pontos e atual campeão, o Benfica reinicia sua tentativa de conquistar o bicampeonato na quinta-feira (4), contra o Tondela, em Lisboa.

Leia também:

Campeonato Espanhol deve reiniciar dia 11 e terá nova temporada em setembro

Ministro e federação discutem volta do futebol italiano 

Briga pelo título Com 60 pontos na tabela de classificação, um a mais que o Benfica, o Porto lidera o Campeonato Português e tenta reconquistar o título depois de terminar a temporada 2018/2019 na segunda colocação, justamente atrás do rival.

Porto e Benfica têm monopolizado o futebol do país nos anos 2000. As temporadas 2000/2001 e 2001/2002 foram as únicas que não tiveram como campeãs uma dessas equipes (Boavista e Sporting levantaram a taça, respectivamente).

De lá para cá, o Porto conquistou dez campeonatos, enquanto o Benfica se sagrou campeão em sete oportunidades.

Artilharia O atacante brasileiro Carlos Vinícius, 25, lidera a artilharia do Campeonato Português com 15 gols.

Com passagens pelas categorias de base de Santos e Palmeiras como zagueiro, atuou na Caldense e no Grêmio Anápolis antes de se transferir para o Real Sport Clube, onde foi goleador da segunda divisão portuguesa na temporada 2017/2018, com 19 gols. Ainda passou por Monaco e Napoli antes de chegar ao Benfica.

O português Pizzi, também do Benfica, persegue Carlos Vinícius e ocupa a segunda colocação na lista de artilheiros, com 14 gols na liga.

DESTAQUES BRASILEIROS
Recheado de jogadores brasileiros, o Campeonato Português tem alguns atletas do país que são protagonistas de suas equipes.

No líder Porto, o lateral esquerdo Alex Telles é titular do time e já contribuiu com oito gols e cinco assistências na atual temporada. Ex-Grêmio, Telles é o cobrador de pênaltis oficial da equipe -cinco de seus oito gols foram em cobranças de penalidade.

Além de Carlos Vinícius, o Benfica conta com um capitão brasileiro. Revelado no Avaí, o zagueiro Jardel, 34, foi o encarregado de levantar a taça de campeão na última temporada.

Quem transmite ESPN e Fox Sports transmitem a competição na TV fechada brasileira. A ESPN detinha os direitos de transmissão, que passaram a ser compartilhados após a fusão entre os grupos Disney e Century Fox no Brasil, aprovada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

As emissoras também dividem os direitos de transmissão do Campeonato Alemão.

Confira os jogos e transmissões da 25ª rodada
Quarta (3)
15h - Portimonense x Gil Vicente
17h15 - Famalicão x Porto, ESPN Brasil

Quinta (4)
15h - Marítimo x Vitória de Setúbal
15h15 - Benfica x Tondela, ESPN Brasil
17h15 - Vitória de Guimarães x Sporting, Fox Sports

Sexta (5)
15h - Santa Clara x Braga
17h15 - Aves x Belenenses

Sábado (6)
17h15 - Boavista x Moreirense

Domingo (7)
17h - Rio Ave x Paços de Ferreira 

Veja também

Fortaleza e CRB abrem duelo nordestino das oitavas da Copa do Brasil
Futebol

Fortaleza e CRB abrem duelo nordestino das oitavas da Copa do Brasil

Mito da ginástica, Nadia Comaneci parabeniza Rebeca Andrade pela prata
Jogos Olímpicos

Mito da ginástica, Nadia Comaneci parabeniza Rebeca Andrade pela prata