Série C

Saiba quais as chances do Santa e seus adversários avançarem à segunda fase

Tricolor tem vaga encaminhada à etapa final da competição e até seis pontos devem garantir Martelotte e companhia

Jogadores do Santa comemoram gol de Didira contra Botafogo/PBJogadores do Santa comemoram gol de Didira contra Botafogo/PB - Foto: Rafael Melo/Santa Cruz

Leia também

• Com classificação à vista, desafio do Santa é não deixar rendimento cair

• Santa Cruz vence Botafogo/PB por 1 a 0 e alcança marca histórica

• Com classificação encaminhada, Martelotte garante seriedade: 'Não vamos relaxar'

• Com triunfo, Santa Cruz se faz soberano aos paraibanos em 2020

O Santa Cruz atingiu um feito histórico no domingo, após vencer o Botafogo/PB e alcançar 27 pontos, uma pontuação inédita do clube na 12ª rodada da Série C. Líder isolada do Grupo A, a Cobra Coral ainda não garantiu passaporte para a próxima etapa, mas está praticamente carimbado. Faltam seis jogos para encerrar a fase de grupos e, até lá, os tricolores têm uma vasta camada de conjunto de resultados para explorar.
 
Se vencer o lanterna Imperatriz, no próximo sábado (31), o Santa eleva o gabarito da campanha e se aproxima mais do quadrangular final, porém, ainda não é suficiente para confirmar a presença. Isso porque o atual 5º colocado, o Manaus, tem 17 pontos e pode chegar a 35 até o final. Embora seja improvável os amazonenses conseguirem, é no que o site Chances de Gol se baseia para calcular as chances matemáticas de classificação. Atualmente, apenas é possível cravar que a ida à segunda fase está assegurada com 36 pontos.
 
Mas o panorama deve mudar enquanto as rodadas passam e combinações de resultados se sucedem. Caso o Manaus já tropeçar contra o Paysandu, por exemplo, 33 pontos serão suficientes para o Santa festejar. Somente o preciosismo dos números separa o Tricolor do quadrangular final. Ainda de acordo com Chances de Gol, a probabilidade de o time pernambucano seguir vivo na competição é 99,96%.
 
Ao menos os sete primeiros colocados brigam por um lugar no G4 do Grupo A. As probabilidades variam, com o Paysandu (7º) à frente da Jacuipense (6º) e Manaus (5º). Aspectos como mando de campo, a sequência recente de resultados e a força dos adversários são levados em consideração. Dessa forma, a ordem da classificação pode ficar em segundo plano. 
 
Além de chegar com o moral elevado na próxima fase, o Santa Cruz tem a possibilidade de evitar o Brusque, caso avance em primeiro lugar e o oponente se matenha na ponta. Líder do Grupo B, a equipe catarinense desempenha campanha quase idêntica à da Cobra Coral. Assim como os pernambucanos, tem 27 pontos, com oito vitórias, três empates, uma derrota e saldo positivo de nove gols. A diferença entre as agremiações é em relação ao número de tentos marcados e sofridos. O Tricolor anotou 18 e sofreu 9, enquanto o time quadricolor fez 16 e tomou 7. Assim como o Santa, ostenta 99,96% de passar para o quadrangular final. 
 
Pesa também a favor do Brusque alguns fatos notáveis alcançados na temporada. O primeiro traz péssimas recordações para o Sport, vítima dos catarinenses ainda na estreia da Copa do Brasil. Além disso, o time do Sul do País é o atual vice-campeão estadual - perdeu a final para a Chapecoense. 
 
Se a primeira fase da Série C acabasse hoje, o Santa Cruz teria a companhia de Ypiranga/RS (2º do Grupo B), Vila Nova (3º do Grupo A) e Criciúma (4º do Grupo B) no quadrangular final. Já a outra chave seria formada por Brusque, Remo (2º do Grupo A), Londrina (3º do Grupo B) e Ferroviário (4º do Grupo A). Nessa fase, os times se enfrentam dentro de suas chaves em regime de ida e volta. Os dois melhores de cada lado conquistam o acesso à Série B e se classificam para as finais, marcadas para os dias 24 e 31 de janeiro de 2021.
 
 
Probabilidade de classificação
 
Grupo A
 
1. Santa Cruz 99.96%
2. Remo 91.1%
3. Vila Nova/GO 95.8%
4. Ferroviário/CE 53.2%
5. Manaus 17.0%
6. Jacuipense 6.1% 10.4 %
7. Paysandu 35.8%
8. Treze 0.7%
9. Botafogo/PB 0.3%
10. Imperatriz 0.00%
 
Grupo B
 
1. Brusque 99.96%
2. Ypiranga/RS 92.9%
3. Londrina 69.0%
4. Tombense 41.7%
5. Criciúma 38.1% 
6. Volta Redonda 35.3%
7. Ituano 18.7%
8. São José/RS 3.4%
9. Boa 0.08% 
10. São Bento 0.8%


 
 
Fonte: Chance de Gol
 

Veja também

Jonatan Gómez destaca importância de pontuar fora de casa: 'ganhar confiança'
Sport

Jonatan Gómez destaca importância de pontuar fora de casa: 'ganhar confiança'

Admirador de Fidel e Che, Maradona morreu convicto com a esquerda
LUTO

Admirador de Fidel e Che, Maradona morreu convicto com a esquerda