Futebol

Salgueiro x Santa será no Cornélio de Barros: ‘Futebol não tem democracia', diz presidente da FPF

Evandro Carvalho afirmou não haver motivos para o jogo de ida não acontecer no estádio do Salgueiro. A segunda partida, no entanto, será realizada na Arena de Pernambuco, assim como foi a seminfinal

Evandro Carvalho, presidente da FPFEvandro Carvalho, presidente da FPF - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Os locais de confronto das finais do Campeonato Pernambucano foram definidos. No jogo da ida, Salgueiro e Santa Cruz se enfrentam no Cornélio de Barros, às 16h, neste domingo (05). Em contrapartida, a partida da volta, que decidirá quem será o novo campeão estadual, será realizada na Arena de Pernambuco, na quarta-feira. A afirmativa é do presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, que disse não haver motivos para o primeiro duelo não ser disputado sob os domínios do Carcará. 

A Cobra Coral, por outro lado, não terá a mesma regalia, e, mais uma vez, terá de se contentar em atuar na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata. A explicação para isso, segundo Carvalho, se resume ao protocolo do Governo do Estado, em conjunto com a FPF, para evitar aglomerações nos arredores dos estádios. Segundo ele, por ser mais afastada, a Arena oferece tais condições, do mesmo modo que o Cornélio de Barros, em Salgueiro. 
 

“O que foi que mudou? Nada. Por que a federação vai tirar o jogo do Cornélio? Não mudou nada. Desde antes já estava oficializado. Se eu marquei o jogo lá e o Salgueiro jogou ontem no Cornélio é porque a partida será lá. O jogo com mando do Carcará só será na Arena se eles pedirem ou ocorrer algum problema deles lá”, disse. A declaração, no entanto, não parou por aí. 

“Democracia é bom para inglês ver. Futebol não tem democracia, futebol tem quem manda e quem obedece, senão não funciona. Não existe esse negócio de democracia no futebol. Futebol tem uma entidade que tem poder e ponto, senão não anda. Se você deixar o clube resolver tudo do jeito que ele quer, não resolve nada. Tem que ter alguém que mande e acabou. É assim que funciona o futebol”, finalizou o presidente da FPF. 

No dia 09 deste mês, em entrevista coletiva, o secretário estadual de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, afirmou que os jogos da final do Pernambucano seriam realizados em São Lourenço da Mata, como forma de mitigar aglomerações. A decisão foi um consenso entre a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e o Governo do Estado. 

Entenda
Na última semana, antes da partida decisiva pela semifinal do Estadual contra o Náutico, o Santa Cruz acionou o TJD-PE para transferir o duelo da Arena para o Arruda, visto que os dirigentes do clube não concordaram com o fato do duelo entre Salgueiro e Afogados ser realizado no Cornélio de Barros. O confronto aconteceu nessa quinta, com vitória de 3x0 do Carcará sobre a Coruja. 

O pedido do Tricolor, contudo, foi negado. Insatisfeita, a cúpula coral recorreu no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), mas também teve seu pedido negado e teve que jogar ante o Timbu em São Lourenço da Mata, assim como determinado pela FPF junto ao Governo do Estado. 

Mudança de tabela no quadrangular do Rebaixamento

O jogo entre Sport e Petrolina que seria disputado na próxima terça-feira (4), foi adiado para a quarta-feira (5), às 16h, na Ilha do Retiro. A partida entre Decisão e Vitória também teve a mesma alteração do jogo do Leão. Já o encontro do Petrolina com o Vitória, que será neste sábado (1), saiu do Lacerdão e foi para o Paulo Coelho, às 16h.

 

Veja também

SÉRIE C: Os novos times que irão disputar o campeonato
Futebol

SÉRIE C: Os novos times que irão disputar o campeonato

SÉRIE C: O formato e novidade na competição nacional
Futebol

SÉRIE C: O formato e novidade na competição nacional