Salto antecipado para a Rússia

Primeira a garantir vaga no Mundial de 2018 pelas eliminatórias, Seleção Brasileira também estabelece novo recorde

Saltitante, Marcelo ajudou Brasil a conseguir vaga no MundialSaltitante, Marcelo ajudou Brasil a conseguir vaga no Mundial - Foto: nelson almeida/afp

A maré é proprícia para a realização de uma navegação segura de brasileiros rumo à Rússia. Bons ventos conspiram a favor, inclusive os que vieram da terra dos incas, que sopraram em direção ao Atlântico como quem emana positividade ao solo tupiniquim, já irradiante de alegria com a convincente apresentação verde-amarela sobre o Paraguai, terça-feira, na Arena Corinthians. O gol de Edison Flores, o da virada peruana contra o Uruguai, aos 17 minutos do segundo tempo, ecoou como alívio. Era o que o Brasil precisava para se tornar o primeiro país a garantir classificação à Copa do Mundo-2018 pelas eliminatórias, se juntando na competição do ano que vem à anfitriã Rússia e quebrando uma marca histórica.
A Seleção de Neymar e companhia precisava vencer seu jogo contra os paraguaios e torcer por uma série de resultados para se tornar a primeira equipe a garantir uma vaga no país chefiado por Vladimir Putin. Além da vitória brasileira sobre o Paraguai, a 14ª rodada das eliminatórias sul-americanas viu a Colômbia (2ª, 24 pts) vencer o Equador (6º, 20 pts) por 2x1, o Peru (7º, 18 pts) superar o Uruguai (3º, 23 pts) pelo mesmo placar e a Argentina (5ª, 22 pts) ser derrotada pela Bolívia, resultados que o time de Tite precisava para garantir matematicamente a vaga.
Com 33 pontos, o Brasil soma agora 10 pontos de vantagem sobre o Uruguai (3º) e 11 sobre a Argentina (5ª), a quatro rodadas para o fim das eliminatórias. Como as duas rivais se enfrentam na próxima rodada, no dia 31 de agosto, uma das duas não poderá mais alcançar na tabela a seleção de Tite, que garante assim terminar entre os quatro primeiros colocados.
O feito é impressionante. Quando Tite assumiu o cargo, em junho de 2016, após uma era Dunga de resultados e futebol medíocre, o Brasil estava na 6ª colocação das eliminatórias, fora da zona de classificação à Copa do Mundo. Com o novo treinador, a Seleção acumulou oito vitórias seguidas, um recorde, e se isolou no topo da tabela com enorme vantagem sobre os rivais diretos.
Recorde
Desde que as eliminatórias começaram a ser disputadas por pontos corridos, nenhuma equipe conseguiu confirmar a vaga com tanta antecedência. A classificação mais precoce era da Argentina, superado pelo Brasil de Tite, garantido com quatro rodadas de antecipação. Os hermanos que obtiveram a vaga para o Mundial de 2002 faltando três rodadas.
A classificação do Brasil com maior antecipação havia sido para o Mundial de 2010. Em setembro de 2009, o time de Dunga confirmou a vaga ao vencer a Argentina por 3x1. Faltavam duas rodadas para o fim da classificatória.
Nas últimas edições das eliminatórias, representantes da Ásia ou da Europa garantiram a presença no torneio antes. Nas últimas três vezes, o Japão foi o primeiro.

Veja também

Sport promove primeira Copa de Basquete Feminino
Basquete

Sport promove primeira Copa de Basquete Feminino

Destaque contra o Bahia, Ewerthon vê Sport se livrando da queda: 'vamos ganhar três ou quatro'
Sport

Destaque contra o Bahia, Ewerthon vê Sport se livrando da queda: 'vamos ganhar três ou quatro'