Santa Cruz entra com "meia força" diante do América

Desgaste físico faz treinador poupar alguns titulares diante do alviverde

Volante JorginhoVolante Jorginho - Foto: Anderson Stevens/Folha de Pernambuco

Poupar alguns titulares é a solução para recuperar a integridade física dos jogadores, que com apenas dois jogos disputados na temporada 2018 já reclamaram do desgaste excessivo. O ingrato e apertado calendário do futebol brasileiro obriga os técnicos a fazer um rodízio entre os atletas do elenco. E o Santa Cruz já começa a adotar a estratégia diante do América, neste domingo (21), no estádio Ademir Cunha, em Paulista, pela 2ª rodada do Campeonato Pernambucano.

Após o empate em 1x1 com o Vitória de Santo Antão, na última quinta-feira, no Arruda, pela estreia do Estadual, o técnico Júnior Rocha confirmou que vai escalar uma equipe modificada. O goleiro Tiago Machowski e o zagueiro Genílson, ambos titulares nas partidas jogadas até então, precisam entrar em forma e são desfalques garantidos. Além deles, o lateral-direito Vítor deve ser ausência.

“Tiago Machowski está acima do peso, mas isso não vai mudar da noite para o dia e acredito na qualidade dele. Genílson também tem que aprimorar a parte física, assim como Vítor, que suportou bem esses dois jogos mesmo com uma idade mais elevada. Augusto Silva e Renato (Silveira) formarão a dupla de zaga no próximo jogo. Alguns atletas vão ficar seis dias trabalhando comigo e não vão jogar contra o América. Temos atletas fora de forma. Não podemos botar a carga toda neles. Eles não têm culpa", adiantou.

A maratona de jogos é desumana. O Santa, por exemplo, estreou oficialmente no ano na última terça-feira, contra o Confiança/SE (1x1), na Arena Batistão, pela Copa do Nordeste, e depois de menos de 48 horas já voltou a entrar em campo para a largada no Pernambucano. Ainda por cima, a delegação coral encarou uma viagem que durou cerca de 16 horas (percurso de ida e volta Recife/Sergipe).

Uma cena comum nesse início de disputa é ver os jogadores desabando no gramado por conta de câimbras. Apesar do cansaço, o volante Jorginho não quer ser preservado e garantiu estar apto para suportar a sequência de batalhas. “É difícil, mas nenhum jogador quer ser poupado. Quero jogar todas as partidas. Mas a escolha é feita pelo treinador, que sabe o que é melhor para a equipe”, declarou.

Com um grupo totalmente reformulado, o ideal nesse momento seria repetir ao máximo a escalação para ganhar entrosamento mais rápido. Contudo, não há como manter o time devido ao curto intervalo de tempo de um jogo para o outro. Mesmo diante de tantas adversidades, Júnior Rocha já enxergou uma evolução no começo do trabalho, mas crê num crescimento ainda maior.

“Vamos criando uma identidade. Temos nossas limitações, mas prezamos pela organização e coletividade. Esse time vai melhorar muito. Podem me cobrar. Somos um time bagunçado? Fazemos ligações diretas? Ainda iremos evoluir mais”, avaliou.

A Cobra Coral enfrentou o Mequinha recentemente, mas foi apenas um jogo-treino, no penúltimo dia da pré-temporada, em Aldeia. O teste acabou empatado em 1x1.

Entradas
Os ingressos para o confronto custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) e estão sendo vendidos nas bilheterias do Ademir Cunha e do Arruda.

FICHA TÉCNICA:

SANTA CRUZ
Ricardo Ernersto; Ítalo, Augusto Silva, Renato Silveira e Paulo Henrique (Weslley); João Ananias (Lucas Gomes), Jorginho, Daniel Sobralense (Jeremias) e Arthur (Anderson); Augusto e Robinho (Robinho Mota). Técnico: Júnior Rocha.

AMÉRICA
Felipe; Ricardo, Valter, Júlio e Wallace; Bia, Kadi, Tiago e Iran; Cachito e Billi. Técnico: Roberto de Jesus.

Local: estádio Ademir Cunha (Paulista/PE)
Horário: 16h
Árbitro: José Woshington da Silva (PE). Assistentes: Albino de Andrade Albert Junior e Francisco Chaves Bezerra Junior (ambos de PE)
Transmissão: TV Globo

Veja também

Agenda DAZN: Série C e programa com Danny Morais são destaques
Futebol

Agenda DAZN: Série C e programa com Danny Morais são destaques

Regularizado, Lucas Venuto vira opção para encarar o Vasco
Sport

Regularizado, Lucas Venuto vira opção para encarar o Vasco