Campeonato Pernambucano

Santa Cruz está disposto a não entrar em campo, diz VP coral, caso semifinal seja na Arena

Tonico Araújo também enfatizou que o clube vai entrar na justiça para garantir o confronto contra o Náutico no Arruda, caso o jogo seja confirmado em São Lourenço da Mata

Vice-presidente do Santa Cruz Tonico Araújo, ao lado de Constantino JúniorVice-presidente do Santa Cruz Tonico Araújo, ao lado de Constantino Júnior - Foto: Paulo Allmeida/Folha de Pernambuco

Time de melhor campanha na primeira fase do Campeonato Pernambucano, o Santa Cruz está disposto a entrar com uma ação judicial no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), caso o confronto perante o Náutico, nesta quarta-feira (19), pela semifinal do Estadual, seja realizado na Arena de Pernambuco. A afirmativa foi feita pelo vice-presidente do executivo da Cobra Coral, Tonico Araújo, em entrevista à Folha de Pernambuco. Incomodado com o fato de o regulamento não estar sendo cumprido, segundo ele, o dirigente também lançou a possibilidade do Tricolor não entrar em campo caso a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) não transfira o duelo para o Arruda. 

O Santa Cruz terminou a primeira fase da competição na liderança do campeonato, com 25 pontos, oito vitórias e um empate - invicto, com 92,6% de aproveitamento -. Em situações de normalidade no Estado, sem a presença do coronavírus, o mando de campo automaticamente seria do clube, que teria a vantagem de jogar a semifinal e, caso avance, o último jogo da final no Arruda. 
 

Sob a justificativa de mitigar aglomeração nos arredores dos estádios da capital e do interior de Pernambuco, os jogos das fases finais - quartas, semis e finais - seriam disputados em São Lourenço da Mata, como divulgado há exatamente uma semana pelo perfil oficial da Arena de Pernambuco, no Instagram. Em consonância, apesar de ainda não ter divulgado oficialmente o local dos jogos da fase, o site oficial da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) já dá como certo o confronto entre Santa Cruz x Náutico, pela semifinal da competição, na Arena de Pernambuco. Enquanto isso, Salgueiro x Afogados, pelo outro duelo, pode ser realizado no Cornélio de Barros, em Salgueiro, decisão que, se confirmada, beneficiará o Carcará. 

Inconformado, o vice-presidente coral se pronunciou sobre o assunto. “O Santa Cruz não vai aceitar o descumprimento do campeonato. É um direito legítimo. Além disso, o clube classificado em primeiro lugar não só tem direito a semifinal, como se passar, tem direito a ter a final em seu estádio. O Santa Cruz está disposto a não entrar em campo, caso isso (partida seja realizada na Arena) venha a acontecer”, disse.

A expectativa é que a FPF publique nesta segunda (27), de forma oficial, o local da partida que receberá o Clássico das Emoções. E para isso, a diretoria coral já se prepara para as medidas a serem tomadas. “O Santa Cruz vai tomar as providências assim que for publicado. É um argumento legal para defender essa tese do Santa Cruz. O clube está sendo usurpado de seu direito. Eu não tenho dúvidas de que (a federação) vai publicar o jogo como sendo na Arena e o Santa Cruz vai entrar no Tribunal de Justiça Desportiva em busca de seus direitos. Isso é uma falta de respeito às regras pré-estabelecidas”, finalizou Tonico. 

O sentimento de irritação e inconformismo nos bastidores do Arruda é geral. Diretor de futebol e um dos integrantes do Núcleo de Gestão do clube, Fred Dias reiterou que caso a partida seja realizada na Arena de Pernambuco o Tricolor já está ponto para acionar o TJD.

"Até o momento, no site da FPF, consta o local de jogo “a definir”, até o momento não temos nenhuma posição oficial da FPF que o jogo será na Arena. Estamos enviando todos os ofícios e protocolos pro jogo ser no arruda. Caso marquem na Arena vamos acionar o TJD".

Veja também

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro
Futebol

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; lateral Toty está perto de oficialização
PERNAMBUCO

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; Toty está perto de oficialização

Newsletter