Santa Cruz quer vencer e partir para a liderança

Santa Cruz enfrenta Botafogo/PB em duelo de seis pontos pela Série C. PC Gusmão diz que equipe está em evolução.

Adriano Teixeira será o responsável de comandar o Santa diante do Botafogo/PBAdriano Teixeira será o responsável de comandar o Santa diante do Botafogo/PB - Foto: Anderson Stevens/Folha de Pernambuco

Único invicto do Grupo A do Campeonato Brasileiro da Série C, o Santa Cruz - 3º colocado, com nove pontos -, recebe o Botafogo/PB - 5º lugar, com sete pontos - para tentar se firmar no G4. Pernambucanos e paraibanos disputam o famoso duelo de seis pontos, neste sábado (19), às 19h, no estádio do Arruda, pela sexta rodada da competição. Empolgados pela vitória de virada sobre o Globo/RN por 2x1, fora de casa, na última segunda-feira, os tricolores buscam o segundo triunfo seguido para emendar uma sequência positiva. O Belo, por outro lado, não vence há duas partidas e quer acabar com o jejum.

Leia também:
PC Gusmão confirma repetição do Santa e promete evolução
Direção do Santa detona Luiz Otávio por acertar com o CRB

Na entrevista coletiva às vésperas da partida, o técnico PC Gusmão falou sobre o duelo direto pelo G4 e de caráter decisivo. “A Série C é uma competição equilibrada. Ficar no G4 é sempre o maior objetivo. Quando atuamos como mandante, a responsabilidade aumenta em cima do resultado positivo e ainda tem a pressão do torcedor. A vitória é importante para o nosso momento porque queremos dar sequência no campeonato", declarou.

Além da invencibilidade no Brasileiro, o Santa Cruz também defende o retrospecto positivo como mandante em 2018. Em dez jogos, sendo nove deles no Arruda e um na Arena de Pernambuco, cinco vitórias e cinco empates (66,66% de aproveitamento). Com a campanha positiva dentro de casa, a diretoria de futebol, o elenco e o técnico PC Gusmão pedem apoio à torcida e esperam uma presença maior dos torcedores nas arquibancadas. As rendas de bilheteria e a média de público no ano, de 3.924 espectadores por partida, são irrisórias.

“A sinergia do time com a torcida é muito importante. Os torcedores comparecem quando ela passa a acreditar na equipe. A desconfiança existe, mas dentro dos nossos limites estamos mostrando dedicação e comprometimento”, convocou. O comparecimento mais expressivo da torcida na temporada foi no empate sem gols com o ABC/RN, quando 8.550 torcedores estiveram presentes na Arena de Pernambuco, pela terceira rodada da Série C.

Após vencer a sua primeira partida no comando, PC Gusmão respirou aliviado ao acabar com a seca de vitórias e de gols da equipe (três jogos). Além do mais, prometeu evolução. “Não tenho dúvidas que vamos evoluir. O mais importante é que estão todos comprometidos em prol de um objetivo comum, que é a vitória, as conquistas e o acesso”, comentou o treinador, que não estará à beira do gramado por conta da expulsão na partida contra o Globo/RN - o auxiliar Adriano Teixeira comandará a equipe. Por fim, ele confirmou a repetição da escalação, algo inédito após 24 jogos na temporada.

Os desfalques confirmados são o zagueiro Danny Morais (se recupera da fratura no nariz após passar por uma cirurgia na região), o lateral-direito Maílton (liberado para a transição física depois da lesão no adutor da coxa direita) e o atacante Fabinho Alves (conjuntivite). Por outro lado, o zagueiro Genilson e o meia Hericles, que foram desfalques por quase dois meses, estão aptos e devem aparecer no banco de reservas. O primeiro deles contundiu a panturrilha direita, enquanto o outro estava com uma pubalgia.

Botafogo/PB

Foi exatamente o Tricolor que tirou o Belo da zona de classificação na rodada passada. Com dois jogos seguidos fora de casa, o time de João Pessoa/PB mira a recuperação na Terceira Divisão depois de duas derrotas seguidas. Perdeu para o ABC/RN por 2x0, no estádio Frasqueirão, em Natal, e para o Remo/PA pelo placar de 3x1, no estádio Almeidão, na Paraíba, respectivamente. Os tropeços consecutivos fizeram os paraibanos despencarem na tabela de classificação: de líder isolado para a quinta posição.

O maior nome da equipe comandada pelo técnico Leston Júnior é o meia Marcos Aurélio, que marcou dez gols em 26 jogos. O veterano, de 34 anos de idade, passou pelo futebol pernambucano: defendeu o Sport em 2013 e balançou as redes 30 vezes em 53 partidas, na ocasião. 

Ficha técnica

Santa Cruz

Tiago Machowski; Vítor, Augusto Silva, Sandoval e Henrique Ávila; Charles, Carlinhos Paraíba e Arthur Rezende; Robinho, Robert e Geovani. Técnico: PC Gusmão.

Botafogo/PB

Saulo; Felipe Cordeiro, Walber, Lula e Carlos Renato; Rogério, Rafael Jataí, Allan Dias e Marcos Aurélio; Dico e Renato. Técnico: Leston Júnior.

Local: estádio do Arruda (Recife/PE)
Horário: 19h
Arbitragem: Jose Claudio Rocha Filho (SP)
Assistentes: Rogerio Pablos Zanardo e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (ambos de SP)
Transmissão TV: Esporte Interativo (canal fechado)

Veja também

Vorax e paiN Gaming decidem título do CBLoL neste domingo (18)
Tecnologia e games

Vorax e paiN Gaming decidem título do CBLoL neste domingo (18)

Independiente Del Valle elimina Grêmio e vai à fase de grupos da Libertadores
Futebol

Independiente Del Valle elimina Grêmio e vai à fase de grupos da Libertadores