Volante Ítalo Henrique disputou 19 partidas no ano passado pela base do Santa Cruz
Volante Ítalo Henrique disputou 19 partidas no ano passado pela base do Santa CruzFoto: Jota Santana/Santa Cruz

O Santa Cruz iniciou a partida contra o Salgueiro com quatro jovens que subiram da base para o elenco profissional em 2019. Nos 90 minutos da derrota para o Salgueiro por 2x0, no estádio Cornélio de Barros, no Sertão do Estado, o técnico Leston Júnior utilizou cinco garotos – zagueiro João Victor, lateral-direito Augusto Potiguar, o volante Ítalo Henrique e os atacantes Elias e Sillas Gomes. Os quatro primeiros começaram como titulares. A maior novidade da lista foi Ítalo Henrique, de apenas 18 anos e que estreou profissionalmente na carreira.

Leia também:

Após promessa, garotos da base ganham vez no Santa Cruz 

Base do Santa Cruz recebe respaldo e promessa de sequência 

Paciência, confiança e financeiro: a safra da base do Santa

Santa Cruz garante base com mais espaço no Pernambucano 2019 

De 18 a 23 anos: os atletas da base que o Santa vai promover 

O volante Ítalo Henrique substituiu Diego Lorenzi, vetado da partida pelo departamento médico por conta de uma lesão na coxa. O garoto da base disputou no ano passado 19 partidas pela base do Santa Cruz no ano passado. Ele era titular absoluto no Sub-20, onde foi vice-campeão pernambucano da categoria e fez parte do elenco semifinalista da Copa do Nordeste. 

Conforme prometido, o treinador Leston Júnior está dando espaço, aos poucos, para a garotada do Santa. Antes do início da temporada 2019, o presidente Constantino Júnior e o executivo de futebol Luciano Sorriso também garantiram a presença da base nos jogos, principalmente no Campeonato Pernambucano. Na ocasião, a diretoria e o técnico também pediram paciência à torcida com os garotos, que estão sendo lançados gradativamente.

Em várias entrevistas coletivas, o comandante tricolor destacou que a base é fundamental para o clube colher frutos no futuro com suas jovens promessas. Para despontar na carreira, os garotos usam o Santa Cruz como vitrine para ganhar visibilidade e buscam uma valorização quando as oportunidades aparecem.

O elenco atual do Santa conta com 32 atletas. Desses, dez foram promovidos da base ao grupo principal – goleiro Maycon Cleiton; laterais Augusto Potiguar e Warley; zagueiros João Victor e Matheus Vitor; volante Ítalo Henrique; meia Wallyson Pequeno; atacantes Elias, Sillas Gomes e Paulo Victor. O detalhe é que em todas as posições têm garotos que subiram das divisões inferiores.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: