Com 23 anos, lateral-direito Augusto Potiguar é o "mais velho" dos garotos da base do Santa Cruz
Com 23 anos, lateral-direito Augusto Potiguar é o "mais velho" dos garotos da base do Santa CruzFoto: Santa Cruz/Rodrigo Baltar

A garotada do Santa Cruz está sendo lançada aos poucos pelo técnico Leston Júnior. De forma gradativa, a base tricolor tem ganhado espaço e consequentemente visibilidade na temporada 2019. Dos 32 jogadores do atual elenco, nove deles subiram das divisões inferiores para o profissional este ano. Desses, mais da metade já atuou: lateral-direito Augusto Potiguar, zagueiro João Victor, volante Ítalo Henrique e atacantes Sillas Gomes e Elias Carioca.

Leia também: 

Após promessa, garotos da base ganham vez no Santa Cruz 

Ítalo Henrique estreia como profissional, e Santa dá espaço à base 

Santa Cruz garante base com mais espaço no Pernambucano 2019 

Paciência, confiança e financeiro: a safra da base do Santa 

O maior destaque entre os jovens é Elias Carioca, titular absoluto e vice-artilheiro do time na temporada, com quatro gols marcados em 13 partidas. Ele começou de frente todas às vezes em que esteve em campo. Apesar de estar chamando a atenção, o atacante caiu de produção nos últimos jogos.

O zagueiro João Victor, titular nas três partidas anteriores, e o volante Ítalo Henrique, que apareceu na titularidade nos dois últimos jogos, têm recebido elogios do técnico Leston Júnior nas entrevistas coletivas. Além deles, o lateral-direito Augusto Potiguar teve oportunidades duas vezes seguidas (Salgueiro e CSA/AL, respectivamente).

“O que Ítalo Henrique está fazendo no dia a dia já o credencia a brigar por oportunidades. Obviamente, como ele é muito jovem, falta uma constância maior em relação ao nível de treinamento, até porque ele nunca havia vivenciado o futebol profissional. João Victor já mostrou seriedade, comprometimento e serenidade no dia a dia. O mérito da preparação é dos jovens”, comentou o treinador.

A média de idade dos garotos da base que foram promovidos ao grupo principal nesta temporada é de 19,9. Os “mais velhos” da garotada são o lateral-direito Augusto Potiguar e o atacante Sillas Gomes, ambos com 23 anos, enquanto o volante Ítalo Henrique e o atacante Paulo Victor, que nasceram nos anos 2000, têm o status de mais jovens do elenco.

Após promessa de uma maior utilização da base em 2019, tanto da diretoria de futebol como do técnico Leston Júnior, o Santa tem dado chances aos jogadores que sonham em despontar na carreira. Eles, inclusive, usam o clube como vitrine para ganhar evidência. Antes do início das competições, o treinador e a direção tinham pedido paciência à torcida com a “molecada” para que as etapas não fossem queimadas.

Saídas

Cinco atletas recém-promovidos da base deixaram o Santa Cruz este ano. O lateral-esquerdo David, os volantes Jeffinho e Caetano e o atacante Kelvenny foram emprestados para o Afogados da Ingazeira/PE, o Grêmio Esportivo Bagé/RS, o Aparecidense/GO e o Olímpia/BA, respectivamente. Já o meia-atacante Wallyson Pequeno negocia a sua saída do clube e pode ir para o Goiás/GO.

Participações
Lateral-direito Augusto Potiguar (23 anos) - cinco jogos, dois como titular;
Zagueiro João Victor (20 anos) - cinco jogos, todos como titular;
Volante Italo Henrique (18 anos) - dois jogos, ambos como titular;
Atacante atacantes Elias (19 anos) -13 jogos, todos como titular
Atacante Silas Gomes (23 anos) - oito jogos, um como titular;
Goleiro Maycon Cleiton (20 anos), lateral-direito Warley (19 anos), zagueiro Matheus Vítor (19 anos) e atacante Paulo Victor (18 anos) - não jogaram

 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: