Futebol

Santa perde nas penalidades e está fora da Copa do Nordeste 2022

Tricolor empatou em 3x3 com o Floresta, no tempo normal, mas perdeu nos pênaltis por 4x2

Lances de Santa Cruz x FlorestaLances de Santa Cruz x Floresta - Foto: Rafael Melo/Santa Cruz

O Santa Cruz ficou três vezes à frente do marcador. Cedeu empate em todos os casos. Estava ganhando até os 46 minutos do segundo tempo, antes de tomar o gol que levou o jogo para as penalidades. Na sua primeira partida com presença de público pós-pandemia da Covid-19, o Tricolor foi um resumo do que demonstrou em 2021: decepcionante. Após 3x3 no tempo normal com o Floresta, na Arena de Pernambuco, a equipe cearense derrotou os mandantes por 4x2 nos pênaltis, se classificando à terceira fase da pré-Copa do Nordeste. A Cobra Coral não disputará o Regional em 2022. Para piorar, após a desclassificação, torcedores invadiram o gramado, com relatos de agressão a jogadores.

A saída de bola do time do Floresta era sofrível. Com a marcação adiantada, o Santa Cruz pressionou, sabendo, porém, do risco em deixar espaços. Após um escanteio, a equipe levou um susto. Eugênio ganhou a bola no meio-campo e teve campo livre para avançar. Ficou na cara de Jordan, mas parou na ótima defesa do goleiro.

A torcida coral estava com saudade de comemorar um gol dentro do estádio. Coube a Pipico receber os primeiros abraços dos tricolores pós-pandemia. Vitinho chutou, Douglas deu rebote e Pipico estufou as redes. 

O Santa da pré-Copa do Nordeste tinha um pouco daquele da Série C. Principalmente nos erros defensivos. Dando muita liberdade ao Floresta, o Tricolor sofreu o gol de empate. Paulo Vyctor recebeu passe de Eugênio e bateu na saída de Jordan.

Ninguém pode dizer que o ataque do Santa não produziu. Foram diversas chances criadas. O problema era o aproveitamento.Vitinho desperdiçou uma com menos de um minuto do segundo tempo. Pipico e Lelê também erraram na hora de concluir. Mas de tanto insistir, uma hora a bola entrou. Leonan cobrou falta, Breno desviou de cabeça e Douglas defendeu. Vitinho, na pequena área, completou para o gol. 

O Santa Cruz poderia ter construído uma vitória tranquila, mas pagou o preço dos erros defensivos. Primeiro, aos 35, quando Fábio Alves cabeceou e encobriu Jordan, fazendo 2x2. Três minutos depois, Pipico, de carrinho, ainda “ressuscitou” a esperança de uma classificação no tempo normal. Ilusão que terminou aos 46 minutos do segundo tempo, com o tento de empate de Mailson. A decisão foi para as penalidades.

Nas cobranças, Pipico e Breno Calixto desperdiçaram para o Santa Cruz. O Floresta converteu todos. Os cearenses ganharam por 4x2. Ao Tricolor, além da desclassificação, a imagem da noite ainda ficou manchada por conta da invasão de alguns torcedores, que chegaram a agredir atletas do Floresta.

Ficha técnica

Santa Cruz 3 (2)
Jordan; Lucas (Rafael Castro), Breno Calixto, William Alves e Leonan; Vitinho (Caetano), Maycon Lucas e Tarcísio (João Cardoso); Lelê, Pipico e Frank (Eduardo). 
Técnico: Leston Júnior. 

Floresta 3 (4)
Douglas; Daniel, Mailson, Alisson dos Santos e Fábio Alves; Jô, Thalison e Renê (Wagner); Eugênio (Carlos Renato), Flávio Torres (Dudu) e Paulo Vyctor (Athyrson). 
Técnico: Daniel Rocha. 

Estádio: Arena de Pernambuco (São Lourenço da Mata/PE)
Árbitro: Leonilson Fernandes Trigueiro Filho (RN)
Assistentes: George Italo Antas Nogueira e João Henrique Queiroz da Silva (ambos do RN)
Gols: Pipico (aos 21 do 1ºT e 38 do 2ºT), Paulo Vyctor (aos 32 do 1ºT), Vitinho (aos 6 do 2ºT), Fábio Alves (aos 35 do 2ºT) e Mailson (aos 46 do 2ºT)
Cartões amarelos: Pipico, Vitinho, Jordan (S); Jô, Thalison (F)
Público 3.599 torcedores
Renda: R$ 113.670,00

Veja também

Com vitória do Atlético/GO, Sport "seca" Juventude para não ter rebaixamento decretado na terça (30)Futebol

Com vitória do Atlético/GO, Sport "seca" Juventude para não ter rebaixamento decretado na terça (30)

Florentín lamenta ausência de Renato Gaúcho em jogo: "queria olhar na cara como homem"Futebol

Florentín lamenta ausência de Renato Gaúcho em jogo: "queria olhar na cara como homem"