Futebol

Santa perde nas penalidades e está fora da Copa do Nordeste 2022

Tricolor empatou em 3x3 com o Floresta, no tempo normal, mas perdeu nos pênaltis por 4x2

Lances de Santa Cruz x FlorestaLances de Santa Cruz x Floresta - Foto: Rafael Melo/Santa Cruz

O Santa Cruz ficou três vezes à frente do marcador. Cedeu empate em todos os casos. Estava ganhando até os 46 minutos do segundo tempo, antes de tomar o gol que levou o jogo para as penalidades. Na sua primeira partida com presença de público pós-pandemia da Covid-19, o Tricolor foi um resumo do que demonstrou em 2021: decepcionante. Após 3x3 no tempo normal com o Floresta, na Arena de Pernambuco, a equipe cearense derrotou os mandantes por 4x2 nos pênaltis, se classificando à terceira fase da pré-Copa do Nordeste. A Cobra Coral não disputará o Regional em 2022. Para piorar, após a desclassificação, torcedores invadiram o gramado, com relatos de agressão a jogadores.

A saída de bola do time do Floresta era sofrível. Com a marcação adiantada, o Santa Cruz pressionou, sabendo, porém, do risco em deixar espaços. Após um escanteio, a equipe levou um susto. Eugênio ganhou a bola no meio-campo e teve campo livre para avançar. Ficou na cara de Jordan, mas parou na ótima defesa do goleiro.

A torcida coral estava com saudade de comemorar um gol dentro do estádio. Coube a Pipico receber os primeiros abraços dos tricolores pós-pandemia. Vitinho chutou, Douglas deu rebote e Pipico estufou as redes. 

O Santa da pré-Copa do Nordeste tinha um pouco daquele da Série C. Principalmente nos erros defensivos. Dando muita liberdade ao Floresta, o Tricolor sofreu o gol de empate. Paulo Vyctor recebeu passe de Eugênio e bateu na saída de Jordan.

Ninguém pode dizer que o ataque do Santa não produziu. Foram diversas chances criadas. O problema era o aproveitamento.Vitinho desperdiçou uma com menos de um minuto do segundo tempo. Pipico e Lelê também erraram na hora de concluir. Mas de tanto insistir, uma hora a bola entrou. Leonan cobrou falta, Breno desviou de cabeça e Douglas defendeu. Vitinho, na pequena área, completou para o gol. 

O Santa Cruz poderia ter construído uma vitória tranquila, mas pagou o preço dos erros defensivos. Primeiro, aos 35, quando Fábio Alves cabeceou e encobriu Jordan, fazendo 2x2. Três minutos depois, Pipico, de carrinho, ainda “ressuscitou” a esperança de uma classificação no tempo normal. Ilusão que terminou aos 46 minutos do segundo tempo, com o tento de empate de Mailson. A decisão foi para as penalidades.

Nas cobranças, Pipico e Breno Calixto desperdiçaram para o Santa Cruz. O Floresta converteu todos. Os cearenses ganharam por 4x2. Ao Tricolor, além da desclassificação, a imagem da noite ainda ficou manchada por conta da invasão de alguns torcedores, que chegaram a agredir atletas do Floresta.

Ficha técnica

Santa Cruz 3 (2)
Jordan; Lucas (Rafael Castro), Breno Calixto, William Alves e Leonan; Vitinho (Caetano), Maycon Lucas e Tarcísio (João Cardoso); Lelê, Pipico e Frank (Eduardo). 
Técnico: Leston Júnior. 

Floresta 3 (4)
Douglas; Daniel, Mailson, Alisson dos Santos e Fábio Alves; Jô, Thalison e Renê (Wagner); Eugênio (Carlos Renato), Flávio Torres (Dudu) e Paulo Vyctor (Athyrson). 
Técnico: Daniel Rocha. 

Estádio: Arena de Pernambuco (São Lourenço da Mata/PE)
Árbitro: Leonilson Fernandes Trigueiro Filho (RN)
Assistentes: George Italo Antas Nogueira e João Henrique Queiroz da Silva (ambos do RN)
Gols: Pipico (aos 21 do 1ºT e 38 do 2ºT), Paulo Vyctor (aos 32 do 1ºT), Vitinho (aos 6 do 2ºT), Fábio Alves (aos 35 do 2ºT) e Mailson (aos 46 do 2ºT)
Cartões amarelos: Pipico, Vitinho, Jordan (S); Jô, Thalison (F)
Público 3.599 torcedores
Renda: R$ 113.670,00

Veja também

Torcida faz festa no Ibirapuera, mas Bia Haddad abre duelo com Alemanha com derrota
Tênis

Torcida faz festa no Ibirapuera, mas Bia Haddad abre duelo com Alemanha com derrota

CBF desmembra tabela e Náutico conhece datas e horários de oito primeiros jogos da Série C; confira
Náutico

CBF desmembra tabela e Náutico conhece datas e horários de oito primeiros jogos da Série C; confira

Newsletter