Esportes

Santa reencontra Givanildo, "Rei do Acesso e dos Estaduais"

Pernambucano Givanildo Oliveira, de 69 anos de idade, acumula 19 passagens no futebol do Estado e sofre pressão no Remo/PA após conquistar o título do Campeonato Paraense

Aos 69 anos, Givanildo Oliveira acumula 19 trabalhos em PernambucoAos 69 anos, Givanildo Oliveira acumula 19 trabalhos em Pernambuco - Foto: Flávio Japa/Arquivo Folha

 

Campeão paraense pelo Remo/PA este ano sobre o rival Paysandu/PA, o técnico Givanildo Oliveira reencontra o Santa Cruz, clube no qual já dirigiu seis vezes em sua longeva carreira. A última passagem no Arruda foi recente, mas sem sucesso. Ele pegou o Tricolor na 12ª rodada da Série B do ano passado, dirigiu o time em 11 jogos - duas vitórias, três empates e seis derrotas (aproveitamento de 27,27%) -, mas acabou demitido após uma sequência negativa que deixou a Cobra Coral na zona de rebaixamento.
A presença do olindense Giva, de 69 anos de idade, no futebol pernambucano é recorrente. Ao todo, foram 19 trabalhos desde que pendurou as chuteiras aos 35 anos. Como jogador, ele marcou carreira como volante do Santa e do Sport. Já no posto de treinador, ganhou a alcunha de “Rei do Acesso e dos Estaduais”. São cinco subidas de divisão, da Série B para a elite, uma delas com o Santa Cruz em 2005, além de repetir o feito sob o comando dos rubro-negros, no ano de 2006, e 17 campeonatos estaduais, sendo quatro pelo Leão (1991,1992, 1994 e 2010) e um pela Cobra Coral (2005).
No Estado, o técnico acumula 19 passagens - seis tanto no Sport como no Santa, cinco no Náutico e duas pelo Central. No Pará, Givanildo Oliveira levantou sete taças, cinco delas pelo Paysandu/PA e duas defendendo o Remo/PA. Depois de ter conquistado o Campeonato Paraense, o Leão Azul não engrenou na Série C do Brasileiro, ocupando a 8ª posição na tabela de classificação. Em três rodadas disputadas até agora, duas derrotas e uma vitória.

Leia também: 

Givanildo não resiste à sequência negativa e é demitido no Santa 

"Se deixarem, eu vou até o final", diz Givanildo 

Givanildo Oliveira não se sente pressionado no Santa Cruz 

 

Veja também

Após casos de violência em PE, clubes, FPF e polícia farão reunião para definir ações em dia de jogo
Futebol

Após casos de violência, clubes, FPF e polícia farão reunião para definir ações

PSG confirma saída de Di María; Argentino faz seu último jogo pelo parisiense neste sábado (21)
Futebol Internacional

PSG confirma saída de Di María; Argentino faz seu último jogo pelo parisiense neste sábado (21)