Santa se reapresenta com novos reforços, mas sem Júlio e Danny

Ao todo, 19 jogadores participaram do primeiro trabalho do ano

Deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) segue internado em Brasília, se recuperando de dengue.Deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) segue internado em Brasília, se recuperando de dengue. - Foto: Divulgação

No intervalo de um ano, dois sentimentos distintos sobre a palavra "recomeço" no Santa Cruz. Em 2016, a associação tinha ligação com "saudade", "confiança" e "sonhos". Afinal, o Tricolor estava voltando à Série A do Campeonato Brasileiro. Tinha metas audaciosas, envolvendo conquistas locais (Campeonato Pernambucano e Copa do Nordeste), além de uma campanha regular no Nacional, mantendo- se na elite e, de quebra, aumentando sua receita e número de sócios. As taças do Estadual e do Regional foram alcançadas, mas o clube fracassou nos objetivos seguintes. O ano terminou com o gosto amargo do rebaixamento. Em 2017, o recomeço não tem o otimismo do passado. Ele é incerto, regado de novidades e sem os habituais rostos daqueles que ajudaram a alavancar a história recente da Cobra Coral.

Com quase uma hora de atraso, os jogadores do Santa subiram ao gramado do Arruda. Ao poucos, os novos contratados foram identificados. Lá estavam o zagueiro Bruno Silva, o meia David e o atacante William Barbio. E durante o dia, outros dois atletas, que inclusive estavam treinando, foram anunciados. No meio-campo, o Tricolor contratou Thiago Primão, de 23 anos, que estava no Botafogo/SP. Para a zaga, trouxe Jaime, de 26 anos, que jogou por Figueirense e Joinville na última temporada. Ao todo, 19 atletas estiveram na primeira atividade do ano.

Os “faltosos” na reapresentação foram o goleiro Júlio César e o zagueiro Danny Morais. O primeiro foi liberado por conta de uma cirurgia do filho, enquanto o segundo foi resolver problemas particulares. A dupla começará os trabalhos na sexta. Tiago Costa fez um treino em separado por conta de uma lesão no tendão de Aquiles esquerdo.

Com uma redução de 50% na folha salarial, caindo de R$ 1,3 milhão para R$ 650 mil, o Santa não trouxe uma contratação de peso até o momento. A aposta tem sido em jogadores mais experientes, como é o caso do meia David. “É a terceira vez que trabalho com ele. David tem uma liderança técnica importante e também pode ajudar no diálogo em campo”, afirmou o técnico Vinícius Eutrópio.

Dos titulares do ano passado, apenas Vítor e Danny Morais permanecem para 2017. Gabriel Vallés (lateral-direito), Tiago Costa (lateral-esquerdo) e Wellington Cézar (volante) passaram a maior parte do tempo fora da lista dos que começavam jogando – o primeiro sequer atuou pelo Santa. Deixaram o clube o goleiro Tiago Cardoso, o zagueiro Danny Morais, os volantes Uilian Correa e Derley, o meia João Paulo e os atacantes Arthur, Keno e Grafite.

Veja também

Santa empata em 2x2 com o Itabaiana/SE pela pré-Copa do Nordeste
Futebol

Santa Cruz empata em 2x2 com o Itabaiana/SE

Palmeiras empata, e Santos perde antes de final da Libertadores
Campeonato Brasileiro

Palmeiras empata, e Santos perde antes de final da Libertadores