A-A+

Santa teme queda de competitividade no Pernambucano 2019

Para o presidente Constantino Júnior, classificação de oito dos dez participantes aos mata-matas pode desnivelar o Estadual do próximo ano

Presidente Constantino JúniorPresidente Constantino Júnior - Foto: Anderson Stevens/Folha de Pernambuco

Assim como os rivais Sport e Náutico, o Santa Cruz vê um nível de competitividade menor com a repetição da fórmula do Campeonato Pernambucano deste ano para a temporada 2019. A única mudança foi a diminuição de participantes, caindo de 11 para dez clubes, com oito deles se classificando para os mata-matas e dois sendo rebaixados à Segunda Divisão. As quartas de final e as semifinais são disputadas em jogo único, enquanto a final conta com partidas de ida e volta. 

Leia também: 

Arbitral define fórmula do Pernambucano 2019 

 Com apenas uma novidade, o presidente Constantino Júnior comentou sobre o formato após o arbitral na sede da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), na última quarta-feira (17). Para ele, a manutenção do modelo pode causar um desnivelamento. Seu questionamento é que 80% dos clubes que começam a competição passam de fase. 

“Existe o risco do nível de competitividade cair porque apenas dois clubes não passam para as quartas de final. Acredito que a disputa maior na primeira fase é pelas duas primeiras colocações, pois ganha a vantagem de jogar as quartas de final e as semifinais em casa”, afirmou o mandatário.

Num primeiro momento, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) levantou a possibilidade de seis das dez equipes avançarem para o sistema eliminatório, com o primeiro e o segundo colocados passando direto para as semifinais e os outros quatro disputando duas vagas. Inclusive, o presidente da entidade, Evandro Carvalho, defendeu o formato, mas a sugestão não foi aceita. O Trio de Ferro pernambucano até ficou satisfeito com a fórmula, porém os clubes do interior, que eram maioria na reunião, votaram na permanência do modelo. Para os grandes da Capital, restou ceder às decisões do chamado “grupo dos sete”.

A tabela do estadual ainda será divulgada oficialmente pela FPF. A primeira rodada está prevista para o dia 20 de janeiro e a final em 21 de abril.

Veja também

Náutico divulga protocolo para o torcedor que for ao jogo contra o CRB, na Arena
Náutico

Náutico divulga protocolo para o torcedor que for ao jogo contra o CRB, na Arena

Classificados definidos: veja como ficaram os grupos do quadrangular de acesso da Série C
Série C

Classificados definidos: veja como ficaram os grupos do quadrangular de acesso da Série C