Esportes

Santa volta ao Maracanã em decisão pela Copa do Brasil, contra o Flu

Duelo entre tricolores será nesta quarta-feira, às 21h30, pelo jogo de ida da quarta fase do torneio nacional. Santa reencontra o Maraca após 13 anos

Santa Cruz x ABC, no Arruda, pela Copa do BrasilSanta Cruz x ABC, no Arruda, pela Copa do Brasil - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

 

Sem pisar no Maracanã desde 2006, o Santa Cruz estreia no novo estádio, reformado para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e enfrenta um adversário da Série A pela quarta vez na temporada. Agora é o Fluminense que está no caminho dos pernambucanos. O duelo entre tricolores pela quarta fase da Copa do Brasil (jogo de ida), acontece na noite desta quarta-feira (17), às 21h30, num dos maiores palcos do futebol mundial. A partida de volta será no dia 24 de abril, no Arruda, no mesmo horário. O classificado avançará às oitavas de final e faturará R$ 2,5 milhões.

“Todos nós estamos cientes da responsabilidade que carregamos. Tenho certeza que ninguém vai desconcentrar por estar jogando no Maracanã. Sei que jogar nesse estádio é fantástico, mas vamos entrar bem focados para sair daqui com um bom resultado”, declarou o atacante Pipico.

Leia também: 

Como chega o Fluminense de Fernando Diniz para pegar o Santa

Leston sinaliza repetir escalação do Santa Cruz contra o Flu 

Por logística, Santa muda local de treino no Rio de Janeiro 

Cobiçado, Pipico volta à terra natal para tentar fazer história 

A última partida do Santa no Maracanã foi há quase 13 anos, exatamente no dia 1º de novembro de 2006, quando a Cobra Coral empatou em 1x1 com o Flamengo, na Série A do Campeonato Brasileiro. "Temos que enxergar o jogo como uma coisa positiva, e não negativa. Afinal de contas, existe todo um glamour de jogar no Maracanã contra um time de Série A. Mas isso é algo bom. Não podemos trazer um peso maior do que a partida tem. É importante ter equilíbrio emocional, predominando o aspecto tático", destacou o técnico Leston Júnior.

O Santa acumula duas vitórias, um empate e uma derrota no torneio mais rentável do futebol brasileiro. Na primeira fase, eliminou o Sinop/MT (vitória por 2x1, fora de casa), depois despachou o rival Náutico (1x1 no tempo normal e 4x2 nos pênaltis, no estádio do Arruda) e recentemente levou a melhor sobre o ABC/RN (perdeu pelo placar de 1x0, no Rio Grande do Norte, e goleou por 3x0, no Recife).

"Temos que enxergar o jogo como um todo. Considerar empate um bom resultado é relativo, às vezes você perde um pênalti e termina 0x0, mas poderia ser melhor. Em duelos com 180 minutos, normalmente as coisas se resolvem na partida da volta. Temos que ter esse entendimento de chegar no Arruda em condições de definir essa classificação", analisou o treinador coral.

Por questões logísticas, o Santa mudou o local do treino no Rio de Janeiro. Inicialmente, a última movimentação seria no Ninho do Urubu, CT do Flamengo, mas foi alterada para o CT do Vasco da Gama, em Vargem Grande. O trabalho ocorreu na tarde da última terça-feira, mas a imprensa só teve acesso na parte final da atividade porque o clube Cruzmaltino treinou de portões fechados na mesma hora.

A tendência é que o técnico Leston Júnior repita a escalação do Santa Cruz que foi utilizada na vitória sobre o ABC/RN por 3x0, no estádio do Arruda, pelo jogo da volta da terceira fase da Copa do Brasil. A Cobra Coral deve entrar em campo com Anderson; Marcos Martins, William Alves, João Victor e Carlos Renato; Ítalo Henrique, Charles e Allan Dias; Augusto, Pipico e Dudu. Os desfalques são o zagueiro Danny Morais e o lateral-esquerdo Bruno Ré, ambos entregues ao departamento médico do clube.

Ficha técnica

Fluminense/RJ
Rodolfo; Gilberto, Matheus Ferraz, Nino e Caio Henrique; Allan, Airton (Dodi) e Paulo Henrique Ganso; Everaldo, Yony González e Luciano. Técnico: Fernando Diniz
Santa Cruz
Anderson; Marcos Martins, William Alves, João Victor e Carlos Renato; Ítalo Henrique, Charles e Allan Dias (Diego Lorenzi); Augusto, Pipico e Dudu. Técnico: Leston Júnior
Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Horário: 21h30
Arbitragem: Savio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade e Ciro Chaban Junqueira (ambos do DF)
Transmissão: TV Globo e SporTV 2 

 

Veja também

Treinador do Santa Cruz revela estratégia de "vaias artificiais" durante treino fechado; entenda
SANTA CRUZ

Treinador do Santa Cruz revela estratégia de "vaias artificiais" durante treino fechado; entenda

Técnico do Santa Cruz comemora classificação no Estadual: "Marca para a grandeza desse clube"
SANTA CRUZ

Técnico do Santa Cruz comemora classificação no Estadual: "Marca para a grandeza desse clube"