Esportes

Santos envia provas de interferência em pênalti anulado

O processo inclui o depoimento de uma "testemunha ocular" que estava próxima ao banco de reservas

Leandro Vuaden Leandro Vuaden  - Foto: Ricardo Nogueira/Folhapress

SANTOS (SP) - A "novela" envolvendo a eliminação do Santos para o Flamengo nas quartas de final da Copa do Brasil na semana passada continua. A reportagem apurou que o clube paulista enviou o processo ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) com evidências de interferência externa sobre a arbitragem de Leandro Vuaden.

O processo inclui o depoimento de uma "testemunha ocular" que estava próxima ao banco de reservas. A testemunha teria visto a interferência de terceiros na arbitragem. O documento enviado para a entidade contém o nome da pessoa, segundo fontes do clube e no próprio STJD.

O testemunho foi entregue por escrito anexo as evidências do clube e registrado em cartório com firma reconhecida. Além disso, o Santos enviou outras evidências imagens e vídeos para fortalecer a sua defesa no processo. Até câmeras de segurança do circuito interno da Vila Belmiro foram utilizadas.

O lance polêmico foi o pênalti marcado por Vuaden aos 40 minutos do primeiro tempo, em disputa entre Réver e Bruno Henrique na área. Após cerca de um minuto, o juiz consultou o quarto árbitro, Flávio Rodrigues de Souza, e reverteu a marcação da penalidade.

O Santos ainda alega internamente que possui mais provas que, por enquanto, serão "escondidas". A ideia é utilizar o restante dos registros em possíveis processos futuros envolvendo o caso.

Leia também:
Repórter da Globo revela que foi ameaçado de morte
Santos pede anulação de jogo contra o Flamengo 

O Santos já havia enviado à CBF um pedido de anulação da partida na última semana. No documento, o clube paulista acredita que a participação do quarto árbitro "teria sido provocada pelo repórter de campo, Sr. Eric Faria, da Rede Globo de televisão, que é elemento alheio ao certame, devendo se comportar como jornalista e não como torcedor de seu time do coração".

"Reportar ao 4º árbitro sua impressão do lance após ver replay na televisão não é função nem atitude condizente com um jornalista esportivo. Esta ação repudiável foi testemunhada por dezenas de pessoas e pode ser constatada no vídeo da partida e em fotografias tiradas por outros veículos de mídia", continua o Santos no documento.

Além da anulação do jogo, o Santos pediu à CBF a proibição de que repórteres fiquem na lateral do gramado durante os jogos e se comuniquem com a equipe de arbitragem; a punição ao trio de arbitragem da partida; e o descredenciamento de Eric Faria como repórter de campo.

Em contato com a reportagem, Eric Faria afirmou que não quer se pronunciar sobre o caso. No Twitter, porém, o repórter chamou de "leviana" as acusações de que teria comunicado o quarto árbitro sobre o lance.

 

Veja também

Instituto Vini Jr. inaugura Centro de Tecnologias Base em escola da Rede Municipal do Recife
Projeto

Instituto Vini Jr. inaugura Centro de Tecnologias Base em escola da Rede Municipal do Recife

Flamengo prioriza Brasileirão e Tite não terá 7 titulares em confronto direto da Libertadores
futebol

Flamengo prioriza Brasileirão e Tite não terá 7 titulares em confronto direto da Libertadores

Newsletter