São Paulo derrota o Avaí e entra no G4 da Série A

Tricolor aproveitou superioridade numérica em campo e, com gol de Arboleda, venceu partida importante no Nacional

Alexandre Pato, atacante do São PauloAlexandre Pato, atacante do São Paulo - Foto: Wilian Oliveira/Futura Press/Folhapress

Com gol de Arboleda, o São Paulo derrotou o Avaí neste domingo (20) por 1x0, no Morumbi. O tricolor paulista chegou aos 46 pontos com o resultado e terminou a 27ª rodada do Campeonato Brasileiro na quarta colocação. O time treinado por Fernando Diniz foi superior durante toda a partida, mas teve dificuldades para marcar. Até a metade da primeira etapa, conseguiu finalizar apenas uma vez, com o volante Luan, mas sem levar grande perigo.

O cenário mudou quando o atacante Brenner, do Avaí, pisou em Bruno Alves e recebeu o cartão vermelho após consulta do árbitro ao VAR. Com um a mais em campo, o time mandante conseguiu finalizar diversas vezes, mas em todas parou em defesas do goleiro de Vladimir. Já se defendendo desde o início de jogo, os visitantes se fecharam ainda mais quando ficaram em desvantagem numérica.

No segundo tempo, o time da casa seguiu desperdiçando oportunidades - e o Avaí continuou se defendendo. Em jogada pela direita, Antony cruzou para Pato, que entrava sozinho. O atacante chutou para fora e perdeu um gol incrível já com o goleiro vendido na jogada.

Mas a frustração duraria mais pouco tempo. Minutos depois, Daniel Alves cobrou um escanteio aberto, na segunda trave. O zagueiro Arboleda se infiltrou na área, subiu no meio de três marcadores e cabeceou bem para abrir o placar. A bola ainda tocou na trave esquerda antes de entrar.

Com a vantagem, o São Paulo teve tranquilidade para trabalhar a bola e criar oportunidades. Chegou, inclusive, a ampliar, mas o lance foi anulado. Em um chute cruzado de Liziero, a bola sobrou para Pato, que entrava pela direita e só teve o trabalho de empurrar para o gol, mas ele estava impedido.

Com o resultado, o time do Morumbi ganhou uma posição na tabela e ultrapassou o rival Corinthians (quinto colocado), que no sábado (19) perdeu para o Cruzeiro e parou nos 44 pontos. O Avaí (19º) fica com os mesmos 17 pontos com os quais iniciou a rodada.

Ficha do jogo
São Paulo 1

Tiago Volpi; Dani Alves, Bruno Alves (Igor Gomes), Arboleda e Léo; Luan, Tchê Tchê e Liziero (Hernanes), Antony, Pato e Vítor Bueno. Técnico: Fernando Diniz.

Avaí 0
Vladimir; Lourenço, Betão, Ricardo e Paulinho (Julinho); Luanderson, Richard Franco, Matheus Barbosa (Marquinhos Silva), Luan Pereira (Douglas); Vinicius Araújo e Brenner. Técnico: Evando.

Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE)
VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)
Público/Renda: 20.763/R$ 714.527,00
Cartões amarelos: Bruno Alves, Antony, Luan e Daniel Alves (São Paulo); Richard Franco (Avaí)
Cartão vermelho: Brenner (Avaí)
Gol: Arboleda (SAO), aos cinco minutos do segundo tempo.

Veja também

Goleira do Náutico aposta em experiência para ajudar mais jovens
Futebol

Goleira do Náutico aposta em experiência para ajudar mais jovens

Leandro Barcia fica no Sport até o fim do Brasileiro
Futebol

Leandro Barcia fica no Sport até o fim do Brasileiro