NÁUTICO

Se preciso fosse, Náutico já teria base para iniciar 2017

Com a equipe encaminhada, Dado Cavalcanti ainda tem opções para fazer alterações

André de PaulaAndré de Paula - Foto: Anderson Stevens/Folha de Pernambuco

É uma situação hipotética, difícil de acontecer, mas se o Náutico precisasse entrar em campo hoje, o técnico Dado Cavalcanti já teria uma base para escalar, mesmo com a reformulação sofrida pelo elenco, que desencadeou em diversas saídas, incluindo titulares absolutos como Júlio César, Rafael Pereira e Igor Rabello. Perdas supridas com as chegadas de Tiago Cardoso, Nirley, Tiago Alves e Ewerton Páscoa.

É bem verdade que esta equipe, caso fosse acionada agora, teria carências. Principalmente na lateral esquerda e no ataque. No entanto, mostra que a escalação do Timbu para 2017 começa a se desenhar.

Partindo da formação utilizada na reta final da Série B - ressalte-se que deve haver mudanças na forma de jogar, o Náutico poderia atuar no 4-4-2 com a seguinte escalação: Tiago Cardoso; Joazi, Adalberto, Tiago Alves e Manoel; João Ananias, Maylson, Rodrigo Souza e Marco Antônio; Jefferson Nem e Anselmo. O losango no meio-campo pode ser formado com João Ananias na proteção da defesa, Maylson e Rodrigo Souza mais à frente, além de Marco Antônio na criação das jogadas e próximo ao gol.

Na defesa, o técnico Dado Cavalcanti conta Joazi para lateral direita, Adalberto e Tiago Alves para a dupla de zaga e na esquerda apenas Manoel, atleta do sub-20 do Timbu e que será promovido ao profissional. Entretanto, a diretoria ainda busca outro jogador para a posição. Já no setor ofensivo, Anselmo seria o centroavante e Jefferson Nem flutuando pelos lados do campo. Função bem feita por Rony durante toda esta temporada.

Com a equipe encaminhada, o comandante alvirrubro ainda tem opções para fazer alterações. Como, por exemplo, Ewerton Páscoa e Nirley para o sistema defensivo, Negretti, Niel e Cal para o meio-campo, Léo Santos e Rogerinho para o ataque. Porém, vale destacar a busca do clube por um meio-campista, um atacante de lado e outro centroavante.

Planejamento O técnico Dado Cavalcanti reuniu ontem, no auditório do CT Wilson Campos, todos os departamentos do futebol para apresentar o projeto da pré-temporada do Náutico. Na reunião, o comandante alvirrubro mostrou o planejamento das três semanas de preparação, que começa no dia 2 de janeiro. A estreia do Timbu na temporada será contra o Uniclinic/CE, pela Copa do Nordeste, na Arena de Pernambuco, dia 24 de janeiro.

Veja também

Se continuarem insistindo com Dal Pozzo, o Sport não sobe
Blog Que Golaço

Se continuarem insistindo com Dal Pozzo, o Sport não sobe

Ibrahimovic passa por cirurgia no joelho; recuperação levará de "7 a 8 meses"
Futebol Internacional

Ibrahimovic passa por cirurgia no joelho; recuperação levará de "7 a 8 meses"