Secretaria lança programa “Amigos do Esporte”

Ponto alto da noite foi o momento em que os empresários puderam escolher seus apadrinhados

Amigos do EsporteAmigos do Esporte - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Visando à aproximação do empresariado pernambucano com os atletas locais, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Estado lançou o programa “Amigos do Esporte”, durante encontro do Lide Pernambuco, no MV Empresarial, na noite desta terça-feira (30). Na ocasião, estiveram presentes representantes de grandes empresas locais, gestores esportivos e 67 atletas, com idade entre nove e 38 anos, selecionados pela pasta para pleitear patrocínio nesta primeira edição do projeto.

Defensor da força do esporte enquanto agente transformador, o empresário paulista João Paulo Diniz dividiu com os presentes a importância em investir nesse segmento. Membro do conselho da ONG Livewright, ele apoia o Movimento Atletas pelo Brasil e é conselheiro do Instituto Península, braço social da família Abilio Diniz, criado para apoiar projetos de educação e esportes. "Minha ideia foi contar um pouco da minha experiência no esporte, primeiro como atleta, depois na parte de gestão. Não é só a questão de patrocínio, mas de políticas também", disse ele, que, junto com o Atletas Pelo Brasil, tem batalhado por melhorias na profissionalização e gestão esportiva nacional.

O ponto alto da noite, contudo, foi o momento em que os empresários puderam escolher seus apadrinhados. Em todas as mesas, foram distribuídos catálogos com os perfis dos 67 atletas, que também foram apresentados no palco. Acomodados em uma sala reservada, esses atletas, à medida em que eram selecionados por um padrinho, voltavam ao palco. O benefício proposto é de R$ 1 mil por mês durante um ano. O valor, à primeira vista pequeno diante do gabarito das empresas presentes, pode ser um diferencial na carreira de muitos atletas. "Conheço muita gente boa que desistiu da carreira por não ter uma ajuda sequer. Esse valor é um ganho, sem dúvidas, principalmente para quem vem do interior", disse Kelvin Vieira, do atletismo, que veio de Ouricuri para o Recife.

O Lide Pernambuco reúne os principais líderes com influência direta no PIB da região. São acionistas de grandes companhias, presidentes e diretores regionais, empreendedores de destaque na comunidade, gestores públicos do primeiro escalão e líderes associativos de setores de grande relevância, como saúde e construção civil. O evento desta terça contou com cerca de 200 convidados. "Essa iniciativa visa mostrar ao setor privado o valor do esporte, o quanto ele agrega. Fizemos esse convite para apresentar a dificuldade que o poder público tem em atender todo mundo e ficamos muito felizes com a adesão", disse o secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras.

Veja também

Ingressos da Olimpíada viram dilema para familiares de atleta e grupo de fãs
Olimpíada

Ingressos da Olimpíada viram dilema para familiares de atleta e grupo de fãs

Marta responde Bolsonaro após fala do presidente sobre futebol feminino
Polêmica

Marta responde fala de Bolsonaro sobre futebol feminino