Futebol

Sede em Salvador e início dia 21 de julho: Copa do Nordeste está de volta

Competição será retomada na Bahia, com jogos até o dia 4 de agosto; decisão saiu via twitter oficial do torneio

Competição volta dia 21 de julhoCompetição volta dia 21 de julho - Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Anote na agenda: dia 21 de julho, a Copa do Nordeste 2020 estará de volta. Por meio de uma rede social, a organização do torneio confirmou o reinício do Regional, com término no dia 4 de agosto, além de divulgar que Salvador, na Bahia, foi escolhida como sede única da rodada final da primeira fase e dos confrontos do mata-mata - todos com portões fechados. O Regional foi paralisado em março por conta da pandemia do novo coronavírus.

O diretor da Liga do Nordeste, Alexi Portela, já havia comunicado no início da semana que o anúncio da nova sede e a definição do retorno aconteceriam na terça por conta do pouco tempo disponível para realizar os confrontos finais do Nordestão. Sem falar que, no fim de semana passado, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comunicou que as Série B e C do Campeonato Brasileiro começarão dia 8 de agosto, enquanto a Série A terá início na data seguinte, 9, aumentando a necessidade de os demais certames locais finalizarem suas disputas para não existir choque de datas.

A Liga ficará responsável por custear os testes dos clubes contra a Covid-19, bancar hospedagem e organizar o local de treinamentos durante o período. O Nordestão foi paralisado na última rodada da primeira fase. Sete jogos acontecerão antes do mata-mata. São eles: Sport x Confiança/SE, ABC/RN x CSA/AL, CRB/AL x Ceará, Bahia x Náutico, Fortaleza x América/RN, Botafogo/PB x Vitória e River/PI x Santa Cruz. Freipaulistano/CE x Imperatriz/MA, ambos sem chances de classificação, decidiram não entrar em campo. 

Logo de cara, oito clubes serão eliminados, restando somente os quatro melhores do Grupo A e do Grupo B. Em seguida, acontecerão as disputas das quartas de final e semifinal (jogo único), além das finais (ida e volta). Ao todo, serão cinco datas a serem preenchidas. Quatro estádios baianos devem ser utilizados: Barradão, Pituaçu, Praia do Forte e Arena Fonte Nova.

A confirmação do retorno da Copa do Nordeste veio antes do reinício dos estaduais na região. Em Pernambuco, por exemplo, o Governo do Estado informou que vai se reunir nesta semana com a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) para definir quando voltará o certame local. Na Bahia, futura sede do Nordestão, há um decreto que proíbe a realização de jogos de futebol até o dia 12 de julho. 

No Ceará, o Governo do Estado indicou que não permitirá a realização de duelos antes do dia 20 de julho, um dia antes da volta da Copa, o que deve fazer com que o Cearense seja disputado praticamente no mesmo período. No Rio Grande do Norte, a situação é mais complicada, já que sequer os treinos foram liberados - o América/RN, por exemplo, iniciou suas atividade no CT do Retrô, em Camaragibe.

 

Veja também

Contente com resultado, Daniel afirma: "matar um leão por dia"
Sport

Contente com resultado, Daniel afirma: "matar um leão por dia"

Com bom jogo coletivo, Elton faz dois e Sport estreia com vitória sobre o Ceará
Campeonato Brasileiro

Com bom jogo coletivo, Elton faz dois e Sport estreia com vitória sobre o Ceará