Esportes

Segundo presidente do Porto, Casillas vai se aposentar

Goleiro não entra em campo desde maio do ano passado e será candidato a presidência da Federação Espanhola

Goleiro espanhol Iker CasillasGoleiro espanhol Iker Casillas - Foto: Miguel Riopa/AFP

O goleiro Iker Casillas, que não joga desde o ataque cardíaco que sofreu em maio de 2019, encerrará sua carreira de jogador em busca de sua candidatura à presidência da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), afirmou nesta terça-feira (18) o presidente do seu clube, o Porto.

"Antes de anunciar sua candidatura, Iker Casillas veio me ver para me informar sobre sua decisão de que encerraria sua carreira", disse à imprensa portuguesa o presidente do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa.

O ex-capitão da seleção espanhola, de 38 anos, anunciou na segunda-feira (17) sua decisão de concorrer à presidência da RFEF em 2020. "Sua atitude me emocionou muito. Ele foi impressionante ao longo de sua carreira, construída em apenas dois clubes: Porto e Real Madrid", acrescentou Pinto da Costa sobre o icônico goleiro, campeão do mundo em 2010 e bicampeão europeu (2008, 2012) com a Espanha.

Vítima de um ataque cardíaco durante um treino em maio de 2019, Casillas passou a integrar a comissão técnica da equipe portuguesa durante sua recuperação e não voltou a jogar nenhum jogo oficial. Mas ele não chegou a anunciar oficialmente sua aposentadoria.

Leia também:
Casillas quer disputar a presidência da federação espanhola
Casillas volta aos campos seis meses após sofrer infarto


O ex-goleiro do Real Madrid, vencedor de três Ligas dos Campeões com a equipe merengue (2000, 2002 e 2014), faz parte da pequena lista de jogadores que disputaram mais de 1.000 partidas profissionais.

Após 25 anos no Real Madrid, Casillas assinou pelo Porto em 2015, com o qual venceu o Campeonato Português em 2018 e ultrapassou 150 jogos com acamisa dos 'Dragões'.

Veja também

APA fatura 21 medalhas no Open Internacional de atletismo paralímpico
Atletismo

APA fatura 21 medalhas no Open Internacional de atletismo paralímpico

Nadia Comaneci se derrete por Rebeca e prevê emoção em disputa com Biles nos Jogos de Paris
Jogos Olímpicos de Paris

Nadia Comaneci se derrete por Rebeca e prevê emoção em disputa com Biles nos Jogos de Paris

Newsletter