Basquete

Seleção brasileira feminina de basquete é convocada para a AmeriCup

Torneio acontecerá em junho e valerá vaga no Pré-Mundial de 2022

Érika de Souza, pivô da seleção brasileira, tem 1.97 m de alturaÉrika de Souza, pivô da seleção brasileira, tem 1.97 m de altura - Foto: Divulgação/CBB

O caminho da seleção feminina de basquete para chegar à Copa do Mundo da Austrália, em 2022, começa pela AmeriCup, que acontece entre os dias 11 e 19 de junho, em Porto Rico. 

Nesta quarta-feira (21), o técnico José Neto divulgou a lista de 17 jogadoras que devem iniciar a preparação para o torneio. Até lá, cinco nomes deverão ser cortados, fechando o grupo em 12 atletas. Na última edição, em 2019, a equipe nacional ficou na terceira colocação.

A lista de José Neto mescla jogadoras experientes, como as pivôs Érika de Souza, Damiris Dantas e Clarissa dos Santos, com caras da nova geração, exemplo de Rapha Monteiro e Alana Gonçalo. A convocação também conta com novatas que atuam no basquete universitário dos EUA: Maria Paula Albiero e Kamilla Cardoso. 

"Queremos manter a mentalidade de ser uma equipe que quer estar nas primeira posições do continente. Para isso, vamos fazer uma mescla de jogadoras experientes e jogadoras jovens. Desta forma, acreditamos que estaremos contribuindo também para um futuro de êxitos do basquete feminino brasileiro”, disse o treinador, em entrevista ao site oficial da Confederação  Brasileira de Basquete (CBB). 

Em podcast recente com a CBB, a pivô Kamilla Cardoso, que ganhou vários prêmios na NCAA, dos EUA, falou sobre o que seria jogar ao lado de Érika Souza na equipe principal do Brasil. Ela, que já havia treinado com o time para um Sul-Americano, não vê a hora de atuar ao lado da veterana em uma partida oficial.  

"Érika sempre foi um espelho para mim, então, assistia os jogos dela, os vídeos, e dizia que queria fazer igual a ela. Jogar ao lado dela, na seleção, seria um sonho”, disse Kamilla no podcast Rádio CBB. 

Nas próximas semanas, a CBB divulgará mais detalhes sobre a preparação do elenco para a AmeriCup. O torneio dará quatro vagas para o torneio Pré-Mundial, que está previsto para fevereiro de 2022. 
 
Convocadas
Armadoras

Débora Costa - Sampaio Basquete
Maria Paula Albiero - BYU-EUA
Alana Gonçalo - Ituano

Alas/Armadoras
Tainá Paixão - SESI Araraquara
Isabela Ramona - Monthana-BGR
Patty Teixeira - Ituano
Tássia Carcavalli - Vera Cruz Campinas

Alas
Thayná Silva - Sodiê Doces/Mesquista/LSB
Mariane Carvalho - SESI Araraquara
Rapha Monteiro - Quint dos Lombos-POR
Tati Pacheco - Vitória de Guimarães-POR

Alas/pivôs
Mariana Dias - Ituano
Damiris Dantas - Minnesota Lynx-EUA

Pivôs
Nadia Colhado - Gernika-ESP
Clarissa dos Santos - Villeneuve-FRA
Kamilla Cardoso - Syracuse-EUA
Érika de Souza - Castors Brainers-BEL

Técnico
José Neto

Veja também

Náutico oficializa contratação de Vargas
Futebol

Náutico oficializa contratação de Vargas

Corinthians tem Renato Gaúcho como favorito após demissão de Mancini
Futebol

Corinthians tem Renato Gaúcho como favorito após demissão de Mancini