A-A+

Seleção feminina de futebol é convocada para a Copa

Com Marta, Cristiane e Formiga, Vadão divulga uma lista sem novidades para a Copa do Mundo e acredita no título

Seleção brasileira feminina de futebolSeleção brasileira feminina de futebol - Foto: Fernanda Coimbra/CBF

A seleção brasileira feminina de futebol foi convocada, nesta quinta-feira (16), para a Copa do Mundo 2019. A veterana Formiga e as estrelas Marta e Cristiane estão entre as escolhidas pelo técnico Oswaldo Alvarez, o Vadão. O Mundial será disputado de 7 de junho a 7 de julho, na França. A seleção brasileira está no Grupo C, com Jamaica, Austrália e Itália. Pernambuco será representado mais uma vez pela goleira Bárbara, que disputará o seu quinto Mundial na carreira. 

A estreia nacional será no dia 9 de junho, contra a Jamaica, em Grenoble. Quatro dias depois, o time de Vadão encara a Austrália, em Montpellier. O desfecho da primeira fase será no dia 18 de junho, diante da Itália, em Valencinnes. Em entrevista após o anúncio das convocadas, Vadão mostrou-se otimista quanto ao desempenho na Copa. "Nós temos a pretensão de vencer. O nosso otimismo em relação ao bom resultado está na cabeça de cada um de nós. Nossa expectativa é altamente positiva", diz o treinador, apesar dos maus resultados recentes.

O técnico da seleção ainda aposta no talento de Marta, de 33 anos, mas sabe que a veterana não pode ser a única a carregar a responsabilidade pelos resultados. "Ela não tem a idade tão avançada que não possa desequilibrar", explica. "Marta ainda é a Marta, mas não podemos jogar tudo nas costas dela para ela resolver. A equipe precisa ter uma estrutura que facilite o trabalho dela. Poder de decisão ela tem", disse.

Leia também:
Vadão convoca seleção para Copa do Mundo nesta quinta


Das convocadas, 15 estiveram nas Olimpíadas de 2016 (só são 18 selecionadas para os Jogos Olímpicos) e 15 também na Copa do Mundo em 2015. “Nós mantivemos uma base de jogadoras em que acreditamos, por isso fiz um esforço muito grande para Formiga voltar à seleção. Ela já tinha se despedido, mas atendeu o nosso pedido. Ela não é desse planeta. Tem 41 anos e renovou com o PSG. Mas, também há muitas jovens atletas que demos oportunidades, como Letícia, Andressinha, Kathellen…”, disse Vadão.

Convocadas

Goleiras
Aline (Tenerife -ESP), Bárbara (Avaí/Kindermann) e Letícia (Corinthians);

Laterais

Fabiana (Internacional), Letícia Santos (Sand-ALE), Tamires (Fortuna-DIN) e Camila (Orlando Pride-EUA);

Zagueiras
Érika (Corinthians), Kathellen (Bordeaux-FRA), Mônica (Corinthians) e Tayla (Benfica-POR);

Meio-campistas
Andressinha (Portland-EUA), Formiga (PSG-FRA), Adriana (Corinthians) e Thaísa (Milan-ITA);

Atacantes
Bia Zaneratto (Incheon Steel Red Angels-COR), Cristiane (São Paulo), Raquel (Huelva-ESP), Debinha (North Carolina-EUA), Geyse (Benfica-POR), Ludmilla (Atlético de Madri-ESP), Marta (Orlando Pride-EUA) e Andressa Alves (Barcelona-ESP).

Veja também

Conselheiros do Santa pedem assembleia para solicitar impeachment de Joaquim Bezerra
Futebol

Conselheiros do Santa pedem assembleia para solicitar impeachment de Joaquim Bezerra

Sport anuncia rescisão contratual de Thiago Neves
Futebol

Sport anuncia rescisão contratual de Thiago Neves