Vôlei

Seleção feminina de vôlei bate Japão e vai à final da Liga das Nações

A final será nesta sexta-feira (25), às 14h. Antes, às 11h, será realizado o confronto pelo terceiro lugar

Seleção femininina de vôleiSeleção femininina de vôlei - Foto: Divulgação

A seleção brasileira feminina de vôlei derrotou o Japão por 3 sets a 1 (25/15, 25/23, 29/31 e 25/16) nesta quinta-feira (24) e está na final da Liga das Nações, disputada em Rimini, na Itália. Atual vice-campeão da competição, o Brasil vai buscar o título inédito contra o vencedor do confronto entre Estados Unidos e Turquia, que começará às 14h. A seleção de José Roberto Guimarães perdeu o título em 2019 para os Estados Unidos. A final será nesta sexta-feira (25), às 14h. Antes, às 11h, será realizado o confronto pelo terceiro lugar.

Contra o Japão nesta quinta, a seleção começou a partida com Macris, Tandara, Bia, Carol Gattaz, Gabi, Fernanda Garay e Camila Brait, e contou com atletas que saíram do banco, como Roberta, Rosamaria e Natália, para superar as rivais. A partida começou equilibrada, até que o Brasil emplacou oito pontos consecutivos e, com Fernanda Garay, fez 20 a 12 sobre as japonesas. No bom passe de Camila Brait e na velocidade de Macris, a seleção também contou com um erro do Japão no ataque para fechar em 25 a 15.

No segundo set, com bloqueios de Carol Gattaz e Fernanda Garay funcionando, a seleção abriu 6 a 2. O Japão conseguiu reagir e passou à frente, 8 a 6, graças à solidez de sua defesa. Com os dois times brigando ponto a ponto, a seleção teve dificuldades na virada de bola e não conseguiu aproveitar três sets points. Até que Tandara decidiu para o Brasil: 25 a 23.

Diante de um Japão pressionado para evitar a eliminação, o Brasil viu as rivais abrirem sete pontos (12 a 5) no terceiro set. O técnico José Roberto Guimarães, então, chamou Rosamaria e Roberta. Esta última, levantadora, foi decisiva para a virada (16 a 15). Depois, o treinador colocou Natália pela primeira vez na partida. Recém-recuperada de cirurgia no dedo mínimo da mão esquerda, ela fez seis pontos, mas o Japão num contra-ataque fechou em 31 a 29.

O Brasil foi surpreendido pelas japonesas novamente em mais um início de set, mas com a inspiração de Gabi conseguiu a implodir a defesa das japonesas e assumiu o controle da partida, fechando em 25 a 16. Na primeira fase, o Brasil havia derrotado o Japão com mais facilidade, por 3 sets a 0 (25/15, 25/19 e 25/21).

As semifinais do torneio masculino serão no sábado (26), a começar com o duelo entre o Brasil, pri meiro colocado com 13 vitórias e duas derrotas, e a quarta melhor equipe, a França, às 6h30. Depois, às 10h, será a vez de Polônia, segunda colocada, e Eslovênia, terceira, brigarem por outra vaga na decisão do título.

Veja também

Bolt desafia Mbappé a correr prova de 100 metros: 'Amaria ter competido com ele'
DESAFIO

Bolt desafia Mbappé a correr prova de 100 metros: 'Amaria ter competido com ele'

Em recuperação de cirurgia, Robson Reis revela ansiedade para voltar aos gramados
Futebol

Em recuperação de cirurgia, Robson Reis revela ansiedade para voltar aos gramados

Newsletter