A-A+

Seleção feminina faz último amistoso antes de Pré-Olímpico

Equipe nacional enfrenta a Sérvia, às 14h desta segunda-feira (3), em Belgrado, antes de seguir para a França

Pivô Érika de Souza em treino da seleção brasileira de basquete Pivô Érika de Souza em treino da seleção brasileira de basquete  - Foto: Divulgação/CBB

A seleção brasileira feminina de basquete encara a Sérvia, nesta segunda-feira (3), no último amistoso antes da estreia de ambas as equipes no Pré-Olímpico Mundial da modalidade. O jogo, em Belgrado, na Sérvia, onde o Brasil finaliza sua preparação, será fechado para público e imprensa. O duelo, segundo José Neto, técnico da seleção, vale para observar variações táticas, testar quintetos e tirar dúvidas. Ou seja, é um "treino de luxo" contra uma seleção europeia que na Rio 2016 subiu ao pódio.

“É um jogo importante para colocarmos em prática o que estamos treinando e para analisar nossa equipe, testar situações. E também para nos adaptarmos ao jogo, já que a Sérvia é parecida com a França e a Austrália, seleções que enfrentaremos no Pré-Olímpico. Por ser uma partida, é claro que sempre queremos ganhar, mas não estou preocupado com o resultado e sim que é mais uma oportunidade de treinar”, citou José Neto.

No domingo (2), a pivô Érika de Souza se juntou ao elenco e já treinou com a equipe. “Eu adoro estar aqui com as meninas. Estava ansiosa já. Pego quantas conexões forem necessárias para estar com o Brasil. Agora é seguir a preparação, fazer o jogo contra a Sérvia e chegar bem no Pré-Olímpico”, disse a atleta.

Após a atividade, a equipe nacional seguirá para Bourges, na França, onde jogará o Pré-Olímpico contra Porto Rico, França e Austrália, respectivamente, nos dias 6, 8 e 9 de fevereiro. As novidades desta convocação ficam por conta da pivô Carolina e da armadora Alana. Lesionada, a pivô Nádia Colhado não pôde participar dessa etapa de treinos, assim como a pivô Stephanie Soares, com compromissos universitários nos Estados Unidos.

A seleção feminina vem da conquista nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, quebrando um jejum que durava desde 1991. Depois, foi bronze na AmeriCup, fazendo ótimos jogos contra Canadá e Estados Unidos. Por último, venceu Argentina e Colômbia no Pré-Olímpico das Américas para se classificar para o Pré-Olímpico Mundial de Bourges.

Convocação
Armadoras
Débora Costa - SESI Araraquara
Lays da Silva - Vera Cruz Campinas
Alana Gonçalo - Santo André

Alas/Armadoras
Tainá Paixão - Sampaio Basquete
Isabela Ramona - Sampaio Basquete
Patrícia Teixeira - Vera Cruz Campinas

Alas
Tatiane Pacheco - Sampaio Basquete
Raphaella Monteiro - Sampaio Basquete

Alas/pivôs
Damiris Dantas - Busan BNK Sum-KOR
Mariana Dias - Vera Cruz Campinas
Clarissa Santos - Asvel Lyon-FRA

Pivôs
Erika Souza - IDK GIPUZKOA UPV-ESP
Maria Carolina Oliveira - Pró-Esporte Sorocaba

Veja também

SDS garante presença de segurança pública nos estádios
Futebol

SDS garante presença de segurança pública nos estádios

Pregando discurso apaziguador, presidente interino e CEO são apresentados no Arruda
Futebol

Pregando discurso apaziguador, presidente interino e CEO são apresentados no Arruda