Esportes

Seleção volta a campo após título da Copa América

Quase dois meses depois de vencer a Copa América, Canarinho encara a Colômbia em amistoso na noite desta sexta-feira (6)

Coutinho e Neymar buscam recuperaçãoCoutinho e Neymar buscam recuperação - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Depois de vencer a Copa América no último mês de julho, a Seleção Brasileira volta a campo, às 21h30 de hoje, em amistoso contra a Colômbia, que acontece em Miami, nos Estados Unidos. O duelo marcará o retorno do astro Neymar à Canarinho. O atacante sofreu uma lesão no tornozelo direito às vésperas da competição continental e ficou de fora da campanha do título. Além disso, o jogador se envolveu em novas polêmicas. Além de ter sido acusado de estupro, o Camisa 10 forçou uma saída do francês Paris Saint-Germain, que não o liberou. Mesmo assim, para o técnico Tite, Neymar é peça "indispensável" na equipe.

Leia também:
Neres e Paquetá buscam reação com Tite
Tite arma time titular da Seleção com Neymar e Coutinho
Neymar nunca foi um problema na seleção, diz auxiliar de Tite


"Clinicamente, ele se recuperou da lesão que o tirou da Copa América. Se não estivesse bem, não estaria na Seleção. Não somos irresponsáveis de forçar uma situação que iria contra a saúde do atleta", argumentou o treinador, que não poupou elogios à maior estrela da equipe. "Ele é 'top 3' para mim. De qualidade técnica individual, eu coloco Messi acima, Cristiano Ronaldo, porque são outras gerações." Vale lembrar que desde a lesão sofrida no tornozelo direito, Neymar ainda não jogou uma partida oficial. O Paris Saint-Germain o afastou do elenco por um tempo, enquanto negociava uma possível transferência para o Barcelona.

O time titular que vai entrar em campo é praticamente a equipe base que conquistou a Copa América-2019, com pequenas diferenças. No gol, Ederson ocupa o posto do lesionado Alisson. Na frente, Neymar volta ao time na vaga que foi ocupada por Everton Cebolinha, dispensado da convocação por conta da semifinal da Copa do Brasil. Outra mudança é a entrada de Richarlison na posição de Gabriel Jesus. O centroavante cumpre suspensão automática e não poderá jogar. Apesar de ter sido titular no torneio continental, Coutinho teve atuação apagada no certame. Ainda assim, segue intocável na função de armador da Seleção.

Embora tenha uma equipe já definida, é possível que o treinador aproveite para testar atletas que não participaram da última Copa América, casos dos goleiros Ivan e Weverton, do zagueiro Samir, do lateral esquerdo Jorge, do volante Fabinho e dos atacantes Bruno Henrique e Vinicius Júnior. "O momento é de oportunidade para novos jogadores, pois são amistosos. Precisamos dar rodagem para atletas que estão na Seleção há pouco tempo. Dou o exemplo de Juninho (Paulista, coordenador da Seleção). Quando jogou a Copa de 2002, ele já tinha 48 jogos pelo Brasil. Precisamos dar rodagem no time ao pessoal que ainda tem poucos jogos", explicou Tite.

Veja também

Construir vantagem é desafio do Náutico no Clássico dos Clássicos pela final do Estadual
Futebol

Construir vantagem é desafio do Náutico no Clássico dos Clássicos pela final do Estadual

Náutico está próximo de rescindir contrato com o atacante Ray Vanegas
Futebol

Náutico está próximo de rescindir contrato com o atacante Ray Vanegas

Newsletter