Olimpíadas

Sequência de eventos testa arenas, protocolos e torcida para Tóquio-2020

Atletas de outros países deverão participar de quatro competições, que não serão realizadas pelo Comitê Organizador das Olimpíadas

Público já começa a frequentar eventos-teste, como a partida da seleção olímpica do Japão contra a Argentina, na última sexta-feira (26)Público já começa a frequentar eventos-teste, como a partida da seleção olímpica do Japão contra a Argentina, na última sexta-feira (26) - Foto: Kazuhiro Nogi/AFP

Uma competição de rúgbi em cadeira de rodas, nos próximos dias 3 e 4 (sábado e domingo), no Ginásio Nacional Yoyogi, em Tóquio, deverá marcar o recomeço da sequência de eventos-teste para a Olimpíada deste ano. Estão previstos 18 deles antes do início do megaevento, que tem cerimônia de abertura agendada para o dia 23 de julho.

Segundo o site especializado na cobertura olímpica Inside the Games, ainda em abril devem acontecer torneios de polo aquático, saltos ornamentais, rúgbi, natação e ciclismo; em maio, vôlei, nado artístico, atletismo, skate, basquete 3x3 e tiro esportivo.

A maioria dos eventos será realizada pelo Comitê Organizador dos Jogos, com exceção dos de nado artístico, polo aquático, saltos ornamentais e a maratona, conduzidos pelas respectivas federações internacionais.

Segundo um dos diretores dos Jogos, Hidemasa Nakamura, é possível que esses quatro eventos tenham atletas de outros lugares do mundo e a presença (ainda que limitada) de público local.

A competição preparatória da maratona está marcada para o dia 5 de maio, em Sapporo (mesmo local que a receberá nos Jogos). Será a única das 18 realizada fora de Tóquio.

No dia 9 de maio acontecerá o evento-teste do atletismo, único sob responsabilidade do comitê organizador que poderá ter público, segundo Nakamura.

"Durante os eventos de atletismo vamos colher informações para tomar [futuras] decisões", disse.

Todos esses eventos serão fundamentais para colocar à prova não só as instalações esportivas, mas principalmente os protocolos sanitários que a serem adotados na Olimpíada. As primeiras versões dos guias de regras e orientações para delegações e imprensa foram divulgadas em fevereiro, mas devem ter atualizações.

Os organizadores tentarão minimizar contato físico, criar espaços de distanciamento social, recomendar que se evite aglomerações, instruir os envolvidos a torcer batendo palmas (e não gritos), usar máscara nos locais fechados e lavar as mãos.

No último dia 20, foi feito o primeiro grande anúncio concreto sobre proibições, no caso da presença de torcedores de fora do Japão. A venda de ingressos é a terceira maior receita da Olimpíada, atrás dos direitos de televisão e patrocinadores. O veto foi estendido a voluntários estrangeiros, mas cerca de 500 ainda poderão ser liberados.

Veja também

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro
Futebol

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; lateral Toty está perto de oficialização
PERNAMBUCO

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; Toty está perto de oficialização

Newsletter