A-A+

Sport

Sequência negativa não é novidade para o Sport na Série A

Em anos de quedas, Leão chegou a ficar 11 partidas sem vencer na competição nacional

Hernanes em ação contra o Atlético/MGHernanes em ação contra o Atlético/MG - Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

A cada rodada que passa, o torcedor rubro-negro vai ficar apreensivo com o futuro do clube dentro do Campeonato Brasileiro. Vice-lanterna da competição, com 17 pontos, o Sport está a seis de distância para o Juventude, primeira equipe fora da zona da degola. Além disso, com atuações fracas, o time pouco demonstra sinais de reação. A derrota para o Atlético/MG, no último sábado (18), fez o Leão chegar, pela segunda vez, ao sétimo jogo consecutivo sem vencer na atual edição da Série A. 

A primeira sequência negativa do clube no certame aconteceu entre a 5ª e a 11ª rodada. Na ocasião, o Sport perdeu para Juventude, Corinthians, Palmeiras e Fluminense, e ficou na igualdade com Cuiabá, Santos e Atlético/GO. Nestas partidas, ao menos, o time chegou a balançar as redes em três oportunidades. No atual recorte, porém, são sete tropeços sem marcar gols. 

Marca negativa que iguala a da temporada 2012, ano em que o Leão caiu para a Série B pela segunda vez na era dos pontos corridos. No entanto, há nove anos, o Rubro-negro chegou a ficar 11 jogos consecutivos sem triunfar. 

Aliás, acumular tropeços na Série A não é novidade para o Sport. Desde que estreou na era moderna da competição, em 2007, o time da Praça da Bandeira sofre com jejuns ano após ano. 

Assim como em 2012, em 2018, ano de seu terceiro rebaixamento, o Leão também acumulou 11 compromissos sem vencer um jogo sequer no Brasileiro. Entre a 11ª rodada e a 21ª foram nove derrotas e dois resultados de igualdade, até vencer o Paraná na rodada seguinte, por 1x0, no Recife. 

Ano em que fez sua melhor campanha no atual modelo do Brasileirão, 2015 também teve seus altos e baixos para o clube. Sexto colocado na classificação final, a equipe então comandada pelo técnico Eduardo Baptista engrenou uma sequência de dez duelos sem comemorar. Perdeu para Corinthians, Figueirense, Flamengo e Goiás, além de empatar com Grêmio, Cruzeiro, Athletico/PR, Ponte Preta, Coritiba e Santos.

Confira sequências negativas do Sport na Série A:

2007: 6 jogos (4 derrotas e 2 empates)
2008: 8 jogos (4 derrotas e 4 empates)
2009: 8 jogos (5 derrotas e 3 empates)
2012: 11 jogos (7 derrotas e 4 empates)
2014: 8 jogos (6 derrotas e 2 empates)
2015 - 10 jogos (4 derrotas e seis empates)
2017 - 8 jogos (5 derrotas e 3 empates)
2018 - 11 jogos (9 derrotas e 2 empates)
2020 - 5 (4 derrotas e 1 empate)

Veja também

CBF libera a presença da torcida visitante em jogos
FUTEBOL

CBF libera a presença da torcida visitante em jogos

Jair Ventura é anunciado pelo Juventude
SÉRIE A

Jair Ventura é anunciado pelo Juventude