A-A+

Seul proporá a Pyongyang sede conjunta nos Jogos Olímpicos de 2032

O presidente sul-coreano Moon Jae-in vai levar a proposta em uma reunião da cúpula intercoreana, em Pyongyang

Presidente sul-coreano, Moon Jae-inPresidente sul-coreano, Moon Jae-in - Foto: Flickr

A Coreia do Sul vai propor a sua vizinha Coreia do Norte a organização conjunta dos Jogos Olímpicos de Verão de 2032, durante a terceira cúpula intercoreana prevista para acontecer semana que vem em Pyongyang - anunciou o ministro sul-coreano dos Esportes nesta quarta-feira (12).

O ministro Do Jong-hwan acompanhará o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, na visita à capital norte-coreana e aproveitará a cúpula para fazer a oferta, informou a agência de notícias Yonhap. "Quero fazer esta proposta ao Norte pela paz" na península, indicou. "Seul e Pyongyang sediarão os Jogos juntos", acrescentou o ministro.

Leia também:
Cabral nega compra de votos para os Jogos Olímpicos do Rio
Pyongyang faz desfile militar na véspera dos Jogos Olímpicos
Seul quer seleção feminina de hóquei unificada com o Norte na Olimpíada


As duas Coreias consideraram a opção de organizar conjuntamente os Jogos Olímpicos de 1988 de Seul, mas as negociações não foram adiante, devido a divergências sobre a distribuição das provas.

Símbolo da distensão nas relações entre ambos os países, as Coreias do Sul e do Norte desfilaram juntas nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, em fevereiro passado, onde apresentaram uma equipe unificada de hóquei sobre gelo na categoria feminina.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, disse recentemente estar aberto ao diálogo entre as duas Coreias para um desfile conjunto e equipes comuns nos Jogos de Tóquio-2020.

Veja também

Náutico não contará com zagueiros titulares diante do Remo
Desfalques

Náutico não contará com zagueiros titulares diante do Remo

Flamengo e Barcelona-ECU buscam vaga na final da Libertadores
FUTEBOL

Flamengo e Barcelona-ECU buscam vaga na final da Libertadores