Site aponta Sport com 99% de chances de conseguir o acesso

Na vice-liderança da Segundona, com 56 pontos, o Leão se encaixa no grupo dos "virtualmente" garantidos na elite do ano que vem

Torcida do Sport comparecerá em grande número para o jogo contra o CriciúmaTorcida do Sport comparecerá em grande número para o jogo contra o Criciúma - Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

Distante seis pontos do Bragantino, líder da Série B 2019, o Sport chega à reta decisiva do torneio, faltando apenas sete jogos para o fim, acelerando o passo em busca do título. Mas há uma meta que exige menor esforço e, analisando bem a tabela de classificação, está praticamente assegurada: o acesso à Série A. Na vice-liderança da Segundona, com 56 pontos, o Leão se encaixa no grupo dos "virtualmente" garantidos na elite do ano que vem. Uma afirmação baseada em cálculos e corroborada pelo desempenho do clube que menos perdeu na competição.

De acordo com o site "Chance de Gol", o Sport tem 99,1% de chances de subir de divisão. Faltando 21 pontos a serem disputados, estima-se que, se o Leão somar no mínimo sete, chegando aos 63, já será suficiente para terminar no G4. Hoje, a primeira equipe fora da zona de acesso, na quinta posição, é o América/MG, com 48 pontos, oito a menos que os pernambucanos. O quarto lugar é o Coritiba, também com 48, mas levando vantagem diante dos mineiros por conta do saldo de gols (8x6).

Considerando as edições da Série B a partir de 2006, quando foi adotado o modelo de pontos corridos, a média das equipes que ficaram na quarta colocação, a mais baixa entre as posições que dão vaga na Série A, é de 62,8 pontos. Em algumas temporadas, a pontuação do último integrante do G4 ficou inferior. O Avaí somou 62 em 2014. O América/RN subiu com 61 há 13 anos, mesmo desempenho do próprio Sport, em 2011. Em 2013 e 2018, Figueirense e Goiás, respectivamente, terminaram com 60. O clube que conseguiu a classificação ao Brasileirão com a menor performance foi o Vitória, em 2007, com 59 pontos. Em compensação, o mesmo Leão baiano, em 2012, precisou fazer 71 para deixar a segunda divisão.

Em 2006, quando terminou na segunda posição do torneio, o Sport ficou com 64. Em 2010, os pernambucanos não conseguiram subir ao somar apenas 56, encerrando na sexta colocação. Três anos depois, os rubro-negros ficaram em terceiro, com 63. Analisando a edição 2019, só uma catástrofe tiraria a vaga do Leão à Série A 2020. Em 31 jogos disputados na Série B, o time colecionou 14 vitórias, 14 empates e apenas três derrotas, sendo o que menos foi derrotado na competição, à frente até do líder Bragantino (cinco tropeços) no quesito. O clube também tem o melhor aproveitamento no returno e a atual maior sequência invicta no certame, sem perder há oito rodadas.

Os últimos adversários do Sport na Série B serão Guarani (fora), Coritiba (fora), Criciúma (casa), Botafogo/SP (fora), Vila Nova (casa), Ponte Preta (casa) e Atlético/GO (fora).

Leia também:
Sport perto de alcançar marcas históricas
Poder de reação é a marca do Sport no returno da Série B

Veja também

Potiguar x Central é antecipado por problemas de iluminação no Nogueirão
Série D

Potiguar x Central é antecipado por problemas de iluminação

Sem pressa, Martelotte prega cautela sobre Gaúcho e diz: ‘expectativa exagerada’
Santa Cruz

Sem pressa, Martelotte prega cautela sobre Gaúcho e diz: ‘expectativa exagerada’