Site aponta Sport com 99% de chances de conseguir o acesso

Na vice-liderança da Segundona, com 56 pontos, o Leão se encaixa no grupo dos "virtualmente" garantidos na elite do ano que vem

Torcida do Sport comparecerá em grande número para o jogo contra o CriciúmaTorcida do Sport comparecerá em grande número para o jogo contra o Criciúma - Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

Distante seis pontos do Bragantino, líder da Série B 2019, o Sport chega à reta decisiva do torneio, faltando apenas sete jogos para o fim, acelerando o passo em busca do título. Mas há uma meta que exige menor esforço e, analisando bem a tabela de classificação, está praticamente assegurada: o acesso à Série A. Na vice-liderança da Segundona, com 56 pontos, o Leão se encaixa no grupo dos "virtualmente" garantidos na elite do ano que vem. Uma afirmação baseada em cálculos e corroborada pelo desempenho do clube que menos perdeu na competição.

De acordo com o site "Chance de Gol", o Sport tem 99,1% de chances de subir de divisão. Faltando 21 pontos a serem disputados, estima-se que, se o Leão somar no mínimo sete, chegando aos 63, já será suficiente para terminar no G4. Hoje, a primeira equipe fora da zona de acesso, na quinta posição, é o América/MG, com 48 pontos, oito a menos que os pernambucanos. O quarto lugar é o Coritiba, também com 48, mas levando vantagem diante dos mineiros por conta do saldo de gols (8x6).

Considerando as edições da Série B a partir de 2006, quando foi adotado o modelo de pontos corridos, a média das equipes que ficaram na quarta colocação, a mais baixa entre as posições que dão vaga na Série A, é de 62,8 pontos. Em algumas temporadas, a pontuação do último integrante do G4 ficou inferior. O Avaí somou 62 em 2014. O América/RN subiu com 61 há 13 anos, mesmo desempenho do próprio Sport, em 2011. Em 2013 e 2018, Figueirense e Goiás, respectivamente, terminaram com 60. O clube que conseguiu a classificação ao Brasileirão com a menor performance foi o Vitória, em 2007, com 59 pontos. Em compensação, o mesmo Leão baiano, em 2012, precisou fazer 71 para deixar a segunda divisão.

Em 2006, quando terminou na segunda posição do torneio, o Sport ficou com 64. Em 2010, os pernambucanos não conseguiram subir ao somar apenas 56, encerrando na sexta colocação. Três anos depois, os rubro-negros ficaram em terceiro, com 63. Analisando a edição 2019, só uma catástrofe tiraria a vaga do Leão à Série A 2020. Em 31 jogos disputados na Série B, o time colecionou 14 vitórias, 14 empates e apenas três derrotas, sendo o que menos foi derrotado na competição, à frente até do líder Bragantino (cinco tropeços) no quesito. O clube também tem o melhor aproveitamento no returno e a atual maior sequência invicta no certame, sem perder há oito rodadas.

Os últimos adversários do Sport na Série B serão Guarani (fora), Coritiba (fora), Criciúma (casa), Botafogo/SP (fora), Vila Nova (casa), Ponte Preta (casa) e Atlético/GO (fora).

Leia também:
Sport perto de alcançar marcas históricas
Poder de reação é a marca do Sport no returno da Série B

Veja também

Palmeiras e Grêmio disputam o título da Copa do Brasil no encerramento da temporada 2020
Decisão

Palmeiras e Grêmio disputam o título da Copa do Brasil no encerramento da temporada 2020

Náutico visita Sete de Setembro de olho em liderança do Estadual
Futebol

Náutico visita Sete de Setembro de olho em liderança do Estadual