Sport aciona STJD no 'Caso Ernandes' e tenta permanência

Sport protocolou no STJD uma notícia de infração, assinada pelo presidente Arnaldo Barros, pedindo a perda de pontos do Ceará

Presidente do Sport, Arnaldo BarrosPresidente do Sport, Arnaldo Barros - Foto: Divulgação/Sport Club do Recife

O rebaixamento veio dentro de campo, mas o Sport ainda luta fora dele para utilizar o "Caso Ernandes" e tentar permanecer na elite do futebol nacional. Nesta segunda-feira (10), o clube protocolou no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) uma notícia de infração no órgão, assinada pelo presidente rubro-negro, Arnaldo Barros. O documento solicita a perda de pontos do Ceará devido à participação do lateral-direito Ernandes, que é acusado de adulterar a sua idade em dois anos. Os pernambucanos se juntam à Ponte Preta, que também pede que o Goiás seja punido, já que Ernandes atuou tanto por Ceará como pelo Goiás nesta temporada.

No documento, o Sport pede que a procuradoria do STJD abra uma denúncia contra o Vozão. A esperança dos leoninos é que o time cearense seja punido com perda de pontos e assim rebaixado para a Série B. Como terminou na 17ª posição, o Leão seria o beneficiado direto. A diretoria rubro-negra agora aguarda a posição do STJD para saber se esse processo seja aberto pelo órgão.

Porém, vários especialistas em direito esportivo já se pronunciaram publicamente sobre o assunto e foram unânimes na linha em que os clubes não devem ser punidos com perda de pontos, mas sim sofrer penas administrativas, como multas, por exemplo. A própria CBF já se pronunciou sobre o assunto e afirmou que não há chance de Ceará e Goiás serem punidos com perda de pontos. Com a presunção de independência e imparcialidade, o STJD irá decidir se dará seguimento ao pedido do Sport.

Esse imbróglio começou quando houve uma denúncia de que Ernandes adulterou a idade em dois anos. Ao invés de 11 de novembro de 1987, como consta no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e nos documentos utilizados pelo jogador nos clubes, a verdadeira data de nascimento do lateral seria 11 de novembro de 1985, como confirma o Cartório do 2º Ofício de São Felix do Araguaia/MT, local em que Ernandes foi registrado ao nascer.

Veja também

Auxiliar cita desfalques como principal problema do Santa na Série C
Futebol

Auxiliar cita desfalques como principal problema do Santa na Série C

Líder da Série B, Náutico recebe Vila Nova nos Aflitos nesta terça (15)
Futebol

Líder da Série B, Náutico recebe Vila Nova nos Aflitos nesta terça (15)